28 Anos e O Melhor Bolo de Aniversário

bolo de chocolate perfeito

Quando as coisas são feitas por nós, o gostinho delas é muito melhor.

Assumi o compromisso de ser eu fazer os bolos de aniversário cá de casa quando vim morar com o Luís.

Não sou grande cozinheira nem tenho pretensões disso, mas acho que até me safo bem. Para além disso, gosto muito de cozinhar e o tempo que dedico a preparar refeições e petiscos é bastante terapêutico para mim.

No passado dia 16, foi o meu 28º aniversário.

Há umas semanas, babei-me com as fotografias do bolo que a Raquel fez para o aniversário do filhote. Ela publicou a receita no blog e eu estava mortinha para experimentar.

Então, não foi muito difícil decidir que era mesmo este o bolo que queria. E saiu perfeito! É um bolo de chocolate super fofo e húmido, com um recheio fantástico e uma cobertura divina. É tão delicioso que quando for o aniversário do Luís, em Março, repetirei a receita.

receita fácil bolo de chocolate

Devo dizer que é muito simples de concretizar, à prova de aselhas e de fornos matreiros (o caso do meu, que tem décadas, e que não aquece uniformemente nem tem uma escala de temperatura exacta). Como sou preguiçosa, atalhei nalgumas partes e está tudo descrito já a seguir.


Ingredientes

Para a massa do bolo

  • 250g de Farinha
  • 2 Colheres de sobremesa de fermento em pó
  • 3 Colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 350g de Iogurte grego natural
  • 300g de Açúcar
  • 6 Ovos
  • 200g de Margarina
  • 340g de Chocolate de culinária
  • 25g de Chocolate em pó

Para a cobertura

  • 250g de Queijo mascarpone 
  • 3 Colheres de sopa de açúcar em pó
  • 200ml de Natas 

Para o recheio

  • 200g de Chocolate de culinária
  • 200ml de Natas

Como Fazer

  1. Num recipiente, coloquem a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio.
  2. Noutro recipiente, batam os ovos com o açúcar até ficar com aquele aspecto clarinho e cremoso, onde já não se distinguem as partículas do açúcar.
  3. Derretam (em banho maria ou no microondas) o chocolate, a margarina e o iogurte grego. Quando a mistura estiver homogénea, acrescentem o chocolate em pó.
  4. Juntem a mistura de ovos e açúcar aos ingredientes secos e misturem tudo muito bem. Depois, acrescentem o preparado de chocolate.
  5. Preparem a forma (ou formas), untando com manteiga, polvilhando com farinha e forrando o fundo com papel vegetal. No meu caso, utilizei apenas uma forma redonda de 26cm. A Raquel havia utilizado duas formas de 21cm.
  6. Levem ao forno pré-aquecido a 180ºC. Segui as indicações da Raquel, e após os 10 minutos iniciais cobri a forma com papel de alumínio. Meia hora depois retirei a cobertura e deixei terminar de cozer. Levou sensivelmente 45 minutos.
  7. Reservem o bolo, deixem arrefecer.
  8. A parte da cobertura é muito simples: batam as natas, envolvam com o açúcar em pó e adicionem o queijo mascarpone.
  9. O recheio também não tem nada que saber: é uma ganache simples. É só aquecer e mexer bem o chocolate e as natas.
  10. Depois de ter tudo fresquinho, é só montar o bolo e… Finito! Quem bate o record do tempo até ao sumiço total do bolo?

Se experimentarem a receita (prometam-me que o vão fazer!), depois partilhem os resultados. Juro que é de comer e chorar por mais!

receita bolo de chocolate

pinterest bolo de chocolate


Related Posts

Farinhas & Papas

Há dois dias, a Patrícia falou das papas de farinha Maizena no blogue dela. Assim, e porque pensei que já estava na hora de escrever sobre as papas que se comem cá em casa e muita gente pensa que algumas delas estão extintas, cá estou […]

20

É preciso chegar aos 20 para ter um bolo cor-de-rosa da Hello Kitty!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *