Hoje olhei para o frasco do colírio vazio e pensei cá para mim que era uma boa maneira de guardar o mixing medium caseiro.

Sei que já muita gente por este mundo fora deve ter tido a mesma ideia que eu, mas não posso deixar de me sentir iluminada em momentos como este! Então não é muito mais fácil usar um frasco do colírio, do soro, ou um frasquinho qualquer com conta-gotas, devidamente lavados?

É tão mais simples verter uma gotinha no pincel ou na esponjinha da sombra, espalhar na pálpebra e usar a sombra que desejamos… A única vantagem que vejo nos frascos é o facto de dar para misturar sombras em pó na tampinha, mas isso também se faz nas costas da mão e o frasquinho do colírio é muito mais prático de trazer na bolsa e a probabilidade de verter é bem menor!

Mas, perguntam algumas de vocês, o que é o mixing medium?

Nem toda a gente sabe nem é obrigada, apesar de cada vez mais ouvirmos falar de coisas da mesma família! Esta coisa estranha é um primer para sombras, ou seja, deve ser colocada na pálpebra antes da aplicação da sombra e faz com que a cor seja muito mais intensa e dure muito mais.

Fiz uma pequena demonstração, como podem ver na foto. As duas manchas são a mesma sombra. Na de cima, apliquei o medium previamente. Na segunda, não há medium para ninguém. A diferença é grande, não é?

Este é um truque barato e já o vi em tantos, mas tantos sítios na Internet que nem passa pela cabeça das pessoas que nunca ouviram falar no assunto! Foi feito em alternativa ao mixing medium da M.A.C., que é carote: é bom, sim senhora, mas custa cerca de 20 dólares um frasquinho de 50ml.

E o pessoal descobriu que se podia fazer a mesma coisa com glicerina e água. Sim, glicerina e água! Mistura-se 1 parte de glicerina para 3 partes de água, guarda-se e já está! Têm o vosso medium caseiro para cerca de um mês (depois disso, diz-me a própria experiência, começam a acumular-se colónias de bactérias pretas, feias!).

E onde é que há glicerina? Nas farmácias e nos supermercados. Tem que ser glicerina pura, sem cheiro nem corantes nem nada! Transparente. Eu comprei um frasco de 100ml por 2€ e qualquer coisa no Continente, mas sei de pessoas que compraram frasquinhos mais baratos na farmácia. Fazendo as contas, por cerca de 2€ têm quase meio litro de mixing medium para se divertirem à vontade!

É bom, não é?

9 comments on “Ah, Isto É Uma Boa Ideia!”

  1. Guida, as coisas uteis que tu sabes!! 😮

    Eu, para começar logo bem, nem sabia que existiam primers para sombra. Sabia que existiam p/base só. Mas a julgar pela foto, não só passei a saber, como vou passar a usar. Que diferença!! O unico problema é que sou preguiçosa.. aplicar e bem! sombras e base já dá trabalho, agora ainda pôr primers… Muito baratinha a fórmula caseira. Por acaso não sabes se esse primer tbm dá p/primer de base? É que tbm são carotes =X

    Bom fim-de-semana,

    beijinho *

  2. Pois… eu disso não pesco nada, mas cá em casa usa-se como conta-gotas para aquela essência de pôr a queimar, com velas pequeninas, de perfumar a casa, porque o frasco original “mija” para trás. Mas é uma pipeta individual de soro fisiológico, que é mais parecida com o conta-gotas.
    Isto parece assim a modos que uma campanha de reutilizar/reciclar, para poupar os recursos que depois os responsáveis desperdiçam de qualquer maneira.

    Beijinhos

  3. Incenso! era mesmo isso que eu queria dizer e não me lembrei do nome. Ai esta cabeça…
    Tenho lareira mas é numa pequena casa que comprei na zona de Arruda dos Vinhos e onde só vou alguns fins-de-semana. Mas é uma boa dica, até porque a casa fica fechada toda a semana (quando não são duas ou três semanas) e talvez isso deixe um cheiro agradável.
    Obrigado.
    Beijinhos.

  4. Rita: So true! E funciona melhor que a maior parte dos produtos do género, que são muito mais caros. A MAC é a MAC, não experimentei, mas será o mesmo com conservantes 😛 Crise ou não crise, não gosto de desperdícios de dinheiro!

    Beijinho

  5. ha ha ha, eu conheço esta ideia! :p
    Posso dizer pela minha experiência que este produto é fácil de fazer, barato e de exelentes resultados. Nesta época de crise que vivemos, estas são mesmo as palavras chave… Fácil, rápido, bom e barato!
    he he he

    Beijocas!

Deixar uma resposta