Há uns dias, recebi um comentário de uma leitora a pedir sugestões de decoração para o quarto da sua filha mais velha, de 11 anos.

Apesar de ter algumas coisas em mente, resolvi pensar melhor no assunto para organizar tudo e ter um leque mais vasto de ideias.

Já tinha falado do assunto aqui, e reforço a ideia de que nem sempre é preciso trocar a mobília toda para que a nossa divisão pareça nova em folha.

Não conheço o espaço nem sei que recursos estão disponíveis, nem conheço os gostos da menina. Mas vou tentar dar uma ajuda!

Não sei se ela gosta de cores fortes ou não, pelo que apostaria em tons pastel.

Ficam bem as combinações rosa-branco, rosa-verde, rosa-lilás, verde-azul, azul-branco, verde-lilás, por exemplo. No caso de se optar por uma cor (rosa, por exemplo) e branco, dá para trabalhar as paredes, mobília e roupas dentro da mesma cor, mas noutras tonalidades. Para isso, podem ser usados stencils ou mesmo desenhando ou colando motivos nas paredes.

Convém ter o cuidado de não “complicar” as paredes todas, ou o quarto ficará com um ar bastante pesado e talvez desarrumado.

A leitora disse que a nossa menina de 11 anos gosta dos actores Disney do momento, como o Zac Efron, e que “se for pela dela basta forrar o quarto com posteres”.

Não vamos cair em exageros, mas por que não criar um painel? Não gosto de paredes com posteres colados por todo o lado, mas neste caso não era mal pensado numa das paredes, a uma certa distância lateral de uma estante ou secretária, pintar uma faixa vertical com largura suficiente para colocar os posteres (ou postais, bilhetes, fotos) colados com bostik, como sugere a imagem.

Desta forma, a pequena poderá mudar os conteúdos da faixa sempre que lhe apetecer sem grandes complicações.

Como a faixa não ficará preenchida até ao chão, sugiro que se ocupe o espaço restante com uma pequena mesinha de gavetas (a da imagem é da IKEA), útil para guardar papelada, canetas, acessórios ou quaisquer outras coisas pequenas que não devam andar à solta.

Não deverá faltar um espaço de estudo, pelo que a secretária é uma peça essencial.

É preferível optar por uma que tenha espaço suficiente para o computador e seus periféricos e para os livros e cadernos. Novamente, a IKEA apresenta uma boa opção que não ocupa muito espaço: esta secretária tanto pode ser facilmente arrumada como ficar a tempo inteiro montada. Para além disso, oferece prateleiras óptimas para a arrumação de livros e outros materiais de estudo.

Não sei como é o roupeiro. Se for dos embutidos na parede, dá para fazer muita coisa: no caso de as portas serem de espelhos, podem ser feitos stencils ou colados autocolantes. Sugiro ainda que se faça outra coisa: os espelhos são óptimos para escrever apontamentos ou lembretes, ou para fazer desenhos, com marcadores daqueles que se usam nos quadros brancos.

Se as portas forem tipo portada, não se faz grande coisa, acho que já são bonitos assim. Se forem portas de correr de madeira lisas, dá para fazer decoupage ou pintar de cores a condizer com o resto do quarto. Se o roupeiro for dos normais, armário, pode ser pintado e pode ser feita decoupage.

Passemos à parte mais importante, a cama.

Esta é uma peça que, para mim, deve ser bem escolhida porque pode trazer bastante arrumação. Gosto das que têm espaço por baixo, para arrumar caixas. Ou então das que têm gavetas! Novamente, como se vê na imagem, a IKEA oferece uma super opção.

Escolhi toda a mobília em branco porque dá com qualquer cor que se escolha para a parede e com qualquer roupa de quarto.

E porquê a IKEA? Porque é barata e porque com os devidos cuidados a mobília pode durar imenso. Esta cama tem ainda a particularidade de dar para fazer algo da espécie da faixa dos posters na madeira em volta. Por baixo, sobra espaço colocar caixas que servem para arrumar sapatos, malas e outras coisas.

E, assim, estão tratadas as coisas básicas. Se sobrar espaço, sugeria a ocupação com uma ou outra estante ou puffs. Podem, também, ser feitas cortinas, tapete e colcha (e se der, forrar os candeeiros), com o mesmo tecido (os da foto são todos da retrosaria online Rosa Pomar).

Não sei se a menina gosta destas coisas, mas no futuro pode ser útil montar um espacinho para os cosméticos e maquilhagens dela. Não são difíceis de montar, e um exemplo de espaço bem conseguido é o da Rita.

O que se pretende é um espaço não muito grande, que dê apenas para a pessoa se mexer sem dificuldades, com boa iluminação (o espelho é essencial) e com tudo à mão. Dá até para montar a partir de uma tábua e de um suporte de mesas, gavetas pequenas mas em grande número, um espelho simples e um sistema de lâmpadas.

Espero ter conseguido ajudar, se for preciso mais qualquer coisinha é pedir e dar pormenores!

22 comments on “Obras no Quarto”

  1. Olá..uma das paredes dela no quarto antigo tinha essa cor..e vou pintar no novo dela..quanto ao mobilia´rio ainda estamos a pensar..porque temos uma cama com gavetão, que está a ser usado pelos irmãos, mas para aproveitar melhor o espaço para eles iamos comprar um beliche..mas confesso que tenho medo de por o puto lá nas alturas..eu vi um muito giro que era mais baixo, mas não cabe em comprimento…..
    Voltando ao tema..eu em vez da moldura estava tentada a experimentar colocar uma parte da parede forrada a cortiça(para o mesmo efeito)..ou experimentar a tinta magnética…mas aí teria que colocar em tudo o que quisesse colar imanes pequenos..acho que sai mais barato a cortiça(e é produto português…). As vezes procurar muito é mau porque vemos tantas hipóteses e tão giras que ficamos perdidas. Adorei todas as suas ideias e amanha vou por a filhota a ler, ainda não tinha visto essa escrivaninha..e andei no site do Ikea daqui..mas dá pra tentar construir…pois quero coloca-la debaixo da jenla(luz natural,etc,o radiador tb tá ai…quentinha de inverno) e ai fica uma coluna que faz um nicho natural para a parte das prateleiras..(de certeza que não lhe mandei uma foto pá. os armários são todos soltos..já cá estavam(casa alugada com tudo)..mas acho que os posso pintar..pois forrados com autocolantes do dito cujo já estão..e desenhos do irmão…
    Bem ainda voltarei para reler muito este post..obrigado uma vez mais…

  2. Palavras perdidas: Bem, a cama de gavetão também é uma boa hipótese, tanto dá para guardar coisas como para reservar espaço para uma amiga que por aí durma! Oh, o mais pequeno que fique na cama abaixo! Mesmo que suba as escadas, não tem problema. Tenho um primo de 4 anos arraçado de macaco que se baloiça no beliche da irmã que é uma coisa parva. Eu gosto da cortiça, não a sugeri por um motivo simples: daqui por um ou dois anos o mais provável é estar toda esburacada! O bostik pelo menos serve para tudo e nem sequer mancha! E assim nem há tantos limites de colagem 🙂 Quanto a mobílias, bem, não deve ser lá muito bonito remodelá-los se já estavam na casa alugada, é perguntar ao senhorio se autoriza. Quanto a paredes, pelo menos no meu avô a gente podia pintar, e colocar prateleiras e essas coisas todas. Ainda bem que ajudei! 🙂

    Gisa Dias: É aproveitar que dar um ar novo às coisas de vez em quando faz bem para desenjoar!

    Senhor das Chaves: Os pais gostam de meter o bedelho nessas coisas e muitas vezes não fazem um bom serviço. Os meus não me deixam remodelar o quarto, que pouco falta para cair (ok, estou a exagerar)! 🙁

    Patrícia: Lustres ftw 😀 Gostas dos coloridos?

    Beijinho

  3. Mandy: Ainda bem, fico feliz por saber que aí também lêem o meu blogue 😀

    Cindy: Quando tiver a minha casinha acho que o meu homem vai ter ataques só por ver a decoração mudar repentinamente! IKEA for the win!

    Beijinho

  4. Olá! Adorei as tuas dicas! Eu também tenho o bichinho da decoração e acho que com alguma boa vontade e imaginação à mistura se conseguem óptimos resultados. E também acho que o Ikea consegue ter boas soluções a preços realmente económicos!

    xoxo
    cindy

  5. Palavras perdidas: Bem, com 7 anos já é relativamente crescidinho! Acho que um candeeiro preso ao beliche ou mesmo na parede com um interruptor perto dele resolvem o assunto, assim pelo menos não corre o risco de tropeçar por não ver onde põe os pés 🙂 Até aos 8 anos dormi numa cama de gavetão, o meu irmão dormia na de baixo e sim, era muito chato ter que arrumar a cama todos os dias para poder brincar 🙁 Beliche é mesmo a melhor opção, até há alguns que permitem poupança de espaço de arrumações, com gavetas por baixo! Ainda bem que a mais velha gostou do cantinho da Rita, até eu gostava de ter um assim, se os meus pais me deixassem remodelar o quarto (infelizmente, divido-o com o meu irmão!) e eu tivesse espaço 😛

    Beijinho

  6. Guida no quarto do beliche..o mais velho é o traquina que tem 7 anos, e a pequena 4…mas ele levanta-se muito pela noite…ou é beber agua ou o x..i..o costume….aí em Portugal tinham beliche mas a companheira de quarto era outra e ele ficava em baixo…o mais certo é comprar cama para a mais velha..mas confesso que abrir e fechar o gavetão todos os dias é dose..tem dias que fica mesmo assim..mas depois fica pouco espaço para brincarem..e isso sim é que não pode ser….ja mostrei á mais velha o cantinho da rita e ela adorou….

  7. Verdinha: Bem, tens sorte! Eu também discuto com o meu irmão e não tenho privilégios desses 😛 Aliás, nem sótão, quanto mais quarto no sótão 🙁 E também é bom ter um pai que colabore nesses projectos! É bom quando sai tudo quando queremos. Faz um post sobre isso, sim, e depois mostra!

    Eu não gosto de placards de cortiça e tenho pesadelos com eles 😛 Devo ser monstra para ser perita em esburacá-los!

    Beijinho

  8. o meu quarto é no sotão (porque eu discutia todos os dias com as minhas irmãs e um dia disse "pai por favor faz o meu quarto no sotão") e então é complicado arranjar movéis para aqui, mas como eu nasci muito inteligente, LOOOL, eu mesma desenhei tudo e o meu pai ajudou m a construir, ou seja o meu quarto é exactamente feito à minha medida, e todos os espaços foram aproveitados – o único que ainda não foi vai ser,porque já desenhei mais um movel.lool. o resultado é bastante espaço para arrumação e bastante espaço livre, explicando melhor o centro do quarto é totalmente desocupado e os espaços junto das paredes leva com os moveis todos.
    nas cores predomina o verde e o rosa, as paredes são um verde "flurescente" e os moveis sao rosa choque (eu juro que isto fica bem).
    qualquer dia faço um post la no meu blog para veres.

    ah e eu tenho dois placares d cortiça e como tão aparafusados na parede, por mais que eu meta e tire fotos ela (ainda) nao está esburacada, e já tem vários anos.

  9. Guidinha mas tu tens jeitinho para tudo? 🙂 É que parece! 🙂

    Foram mt boas sugestões. Fui espreitar o cantinho de maquilhagem da menina q disseste, está lindo tbm! Não uso maquilhagem o suficiente para ter um cantinho assim. Mas é MESMO querido! 🙂

    Beijinho 🙂

  10. Cat: Não mesmo, não tenho de todo jeitinho para tudo, mas tento desenrascar! Olha, se me mandasses montar a mobília provavelmente eu não o fazia.

    O espaço da Rita é mimoso, sim, e eu começo a precisar de um para mim, embora não ande com as pinturas todas na cara!

    É já depois de amanhã que é o jantar da malta! 😀

    Beijinho

Deixar uma resposta