mezinhas caseiras

As pessoas que navegam na Internet e lêem revistas devem ter autonomia para decidir por si próprias o que se pode ou não experimentar.

e se decidirem que sim, devem ir com calma e muita cautela.

Eu cá não me responsabilizo por quem experimenta o que sugiro e obtém resultados diferentes. Uma coisa é certa, o que cá meto já foi experimentado por mim. De contrário, não teria coragem de encorajar as outras pessoas a fazê-lo.

Mas não deixo de ficar triste quando sei de casos que não terminam bem, e peço desculpa por essa situação. Dou-vos o exemplo de uma leitora que há uns tempos me enviou um email a contar uma experiência má com o bicarbonato de sódio:

Quanto à mascara facial, experimentou-se cá em casa e a coisa correu mal à minha irmã, que ficou com a pele a arder e cheia de manchas vermelhas. O farmacêutico lançou-lhe aquele olhar que mete medo ao susto e perguntou “foi pôr isso na cara???” e seguiu-se um cremezito que ajudou a passar.

De repente, lembro-me de uma outra situação que deu pano para mangas pela blogosfera fora porque houve relatos muito feios de pessoas que testaram: o vídeo da máscara de areia de gato da Michelle Phan.

Teve solução, mas e se as consequências fossem mais graves? Eu fico cheia de remorsos quando se tratam de coisas cá do blogue. E depois lembro-me que, afinal, cada um é livre de fazer o que lhe dá na veneta e nem eu nem ninguém que dê dicas destas obriga as pessoas a experimentá-las.

E, novamente, não somos responsáveis por nada de danoso que daí advenha.

Mas, e eu? Depois de dizer isto tudo, eu devia saber a lição e ter cuidado com tudo. Devia! Hoje sou eu que tenho o pé queimado, com bolhas e tudo.

Ora, fui eu lampeira experimentar um daqueles refills de cera quente roll-on, pois segundo o sítio onde li era uma opção barata (e foi mesmo!), e como não sabia bem quanto tempo deveria deixá-lo a aquecer no microondas, guiei-me pelos tempos que estavam no dito blog.

Três minutos, era o que dizia.

Devo ter deixado a cera no microondas por um minuto e vinte, se tanto, nem sequer estava na potência máxima e como a embalagem nem sequer estava quente, lá me aventurei. E o que é que aconteceu?

Pois, a embalagem rebentou quase no topo e caiu cera a ferver em cima do meu pé. Isto dói! Que parva sou! Os microondas são todos diferentes e nem tudo o que parece, é! Está frio por fora? Estou farta de saber que pode estar a escaldar no centro.

Tudo isto para dizer que por mais simples que pareçam os procedimentos, convém ler e reler o maior número de opiniões possível e ainda assim testar depois de pensar cinquenta vezes e sempre com muito cuidado.

17 comments on “Cuidado com as Dicas Caseiras”

  1. Flor: Ouch ;_; Não estava mal selada, derreteu mesmo com a cera :S Já estou aqui resolvida, Bephantene, visto que não há Biafine. Vinagre é que não! Num escaldão soft, talvez alinhasse, mas aqui fez bolha e está comprovado que o vinagre só faz é mal, ainda queima mais :

    Beijinho

  2. Oh Guida isso é que foi azar! Se rebentou e porque a embalagem estava mal selada, se não isso não acontecia!

    Olha que não sei, que este microondas tem grill e está sempre no máximo…

    Mas olha experimenta por vinagre na queimadura, cheira mas mas resulta (se bem que duvido que de momento queiras dicas minhas).

  3. oh coitada … as x os microondas passam-se acredita… e sim sao todos diferentes … o meu que normalmente demora 1 min para aquecer um prato de comidas as x passa-se e preciso de 2 min par aquecer uma chavena de cafe … espero que fiques bem … conselhos para a queimadura não sei muito cremezinho hidratante gordo … e é cm tu dizes cada um sabe de si..

  4. Pois.. Isso é uma das coisas que me deixa sempre um bocado de pé atrás com as dicas caseiras. Ninguém me garante a segurança daquilo.. :/

    As melhoras, querida. Olha, enviei-te mail, vê quando pderes! *

  5. Se com os medicamentos às vezes nós precisamos de ser os nossos próprios médicos quanto mais com dicas caseiras!

    Aconselho-te o uso de máquina depilatória pois agora elas são muito acessíveis e comparando com os preços das esteticistas compensa.
    E pelo menos não tens a probabilidade de te queimares 🙂

  6. Pois, como aquela ideia antiga de se pôr pasta de dentes nas borbulhas (coisa que nunca fiz) e que depois não faz bem. A verdade é que há dicas caseiras que resultam, mas também há cremes que só resultam nalgumas pessoas. Claro que as dicas caseiras não foram testadas em laboratório e tal…
    Conheço quem se tenha queimado com cera também. Sempre que penso comprar, lembro-me disso e desisto da ideia.

  7. Miúda dos Saltos Altos: Nhé, obrigada pela dica, mas já tenho uma e foi dinheiro mal gasto :S É muito mais doloroso que outro processo qualquer, para mim, visto que o barulhinho me dá uma dor de cabeça com direito a medicação pesada!

    Paula: Está melhorzinho, agora já não doi muito, mas as zonas queimadas estão escuuuras e continuam com bolhinhas. Daqui por uma semana já passou 🙂

    Beijinho

  8. Tany: Bem, eu gosto de partilhar aquelas que acho fantásticas, e hei-de continuar a fazê-lo. Porque, lá está, as pessoas têm miolos e por isso devem fazer uso deles, isto é, ponderar tudo. E é o que dizes, também acontece com produtos de farmácia e perfumarias. Dou exemplos, há por aí um creme anti-idade muito famoso com extracto de orquídea, caríssimo (e quando digo caríssimo é centenas de €), que só agravou a psoríase da minha mãe e melhorou tanto as rugas como outro qualquer. Já eu, dou-me pessimamente mal com uns conceituados três-passos que já se fartaram de ganhar prémios em todo o mundo.

    Isto prova que devemos ir com cuidado em tudo. Se não, já lá dizia o Variações, o corpo é que paga…

    Beijinho

  9. Essa da michelle phan n sabia loool eu não me metia naquilo, pois eu tb as dicas que dou a no blog ja tentei, mas evito dar muitas porque ja se sabe as evzes acontecem coisas menos boas, mas o mesmo acontece com coisas de farmacia e perfumaria as vezes o que é bom para uns não é para outros…
    bjs

  10. Sophie: Bolas, que mau! Eu tive a "sorte" de o plástico derreter e rebentar para o pé. O que contaste é muito mau. Eu descobri que isto com 40 ou 50 segundos fica bom, mas por precaução, é como dizes, nunca mais : Vai a derreter em banho-maria. É mais demorado mas é mais uniforme e sempre conseguimos tomar conta da situação.

    Beijinho e obrigada pelo testemunho!

  11. Meninas… POR FAVOR NÃO FAÇAM ISSO!! Não coloquem essas recargas no microondas, o seu material não é apropriado…Vou contar-vos a minha "perigosa experiência".Numa tarde de domingo decidi fazer a depilação, então coloquei o roll on a aquecer na depiladora apropriada mas que demora ainda uns bons minutos a derreter a cera.Com a mania das pressinhas decidi colocar no microondas.A 1ª tentativa foram uns breves segundos e nada a cera continuava dura.Na 2ª foram um ou dois minutos, abro a porta do microondas olho para a recarga e vejo que se tinha formado uma pequena bolha de ar de lado, ao mesmo tempo q vou pegar nela a bolha rebenta e borrifa-me a cara com cera quente.Aconteceu tudo em fracções de segundos. Fiquei com queimaduras na cara mt graves e podia ter-me atingido uma vista.Ainda hoje, passados +/- 10 anos tenho uma marca na palpebra inferior esquerda q não me deixa esquecer o q aconteceu. Sophie

  12. Olá Guida e leitoras. Este é o meu primeiro comentário por aqui 🙂
    Começo por desejar-te as melhoras, Guida.
    Apenas comprei um desses roll-ons uma vez e nunca me passou pela cabeça aquecer a cera no micro-ondas. Aliás, penso que na embalagem dizia claramente para se aquecer ao lume. Simplesmente, não confio em micro-ondas, até para aquecer uma simples chávena de água.
    Quanto à depiladora, se for pelo barulho, não há nada a fazer, se for pela dor, confirmo-te que se fizeres a depilação frequentemente e não deixares o pêlo crescer muito, não se sente dor nenhuma 🙂 e em cerca de 7 sessões, tens a máquina paga

Deixar uma resposta