Crescidinhas ou não, as pessoas que navegam na Internet e lêem revistas devem ter autonomia para decidir por si próprias o que devem ou não experimentar, e se decidirem que sim, devem ir com calma e muita cautela. Eu cá não me responsabilizo por quem experimenta o que sugiro e se dá mal. Uma coisa é certa, o que cá meto já foi experimentado por mim. De contrário, não teria coragem de motivar as outras pessoas a fazê-lo. Mas não deixo de ficar triste quando sei de casos que não terminam bem, e peço desculpa por essa situação. Dou-vos o exemplo de uma leitora que há uns tempos me enviou um email a contar uma experiência má com o bicarbonato de sódio:

“Quanto à mascara facial, experimentou-se cá em casa e a coisa correu mal à minha irmã, que ficou com a pele a arder e cheia de manchas vermelhas. O farmacêutico lançou-lhe aquele olhar que mete medo ao susto e perguntou “foi pôr isso na cara???” e seguiu-se um cremezito que ajudou a passar.”

De repente, lembro-me de uma outra situação que deu pano para mangas pela blogosfera fora porque houve relatos muito feios de pessoas que testaram: o vídeo da máscara de areia de gato da Michelle Phan. Teve solução, mas e se as consequências fossem mais graves? Eu fico cheia de remorsos quando se tratam de coisas cá do blogue. E depois lembro-me que, afinal, cada um é livre de fazer o que lhe dá na veneta e nem eu nem ninguém que dê dicas destas obriga as pessoas a experimentá-las. E, novamente, não somos responsáveis por nada de danoso que daí advenha.

Mas, e eu? Depois de dizer isto tudo, eu devia saber a lição e ter cuidado com tudo. Devia! Hoje sou eu que tenho o pé queimado, com bolhas e tudo. Ora, fui eu lampeira experimentar um daqueles refills de cera quente roll-on, pois segundo a Flor era uma opção barata (e foi mesmo!), e como não sabia bem quanto tempo deveria deixá-lo a aquecer no microondas, guiei-me pelos tempos que lá estavam no blogue. Três minutos, era o que dizia. Devo ter deixado a cera no microondas por um minuto e vinte, se tanto, e como a embalagem nem sequer estava quente, lá me aventurei. E o que é que aconteceu? Pois, a embalagem rebentou quase no topo e caiu cera a ferver em cima do meu pé. Isto dói! Que parva sou! Os microondas são todos diferentes e nem tudo o que parece, é! Está frio por fora? Estou farta de saber que pode estar a escaldar no centro.

Tudo isto para dizer que por mais simples que pareçam os procedimentos, convém ler e reler o maior número de opiniões possível e ainda assim testar depois de pensar cinquenta vezes e sempre com muito cuidado.

Da próxima já sei, uns 40 segundos hão-de chegar… Agora, valham-me o Fenistil, o gel de Aloe vera, o Bephantene e o Nívea.

TRANSLATION

Beware of Homemade Tips!

People who surf on the Internet or read magazines, at any age, should be autonomous enough to decide by themselves what they should or shouldn’t try, and if you choose to go ahead with anything, you must keep calm and have caution. I’m not responsible for anyone who tries what I suggest with bad results. But I can assure you I’ve tried everything I posted here. If I didn’t, I wouldn’t dare to tell other people to do so. But I feel sad when I know about bad experiences, and I’m sorry for that. As an example, here’s a reader who sent me an email a while ago telling about a drama with baking soda:

“About the facial mask, we tried it here at home and things went wrong with my sister, whose skin was burning and had lots of red stains. The man on the farmacy took a scary look at her and asked “you put that on your face?” and then he gave us a cream to help the cure.”

I immediately remember other episode of controversy out in the blogosphere, because there were lots of people complaining about the results of their test of Michelle Phan’s kitty litter facial mask. There were solutions for these problems, but what if it was worse than this? I feel really weak when it happens with things I posted. And then I remember that, after all, everybody is free to do whatever they want and no one, not even me, who posts these homemade tips obligates the rest of the world to try them. Again, we’re not responsible for anything bad that comes from these experiences.

But, what about me? After saying all these things, I should know the entire lesson and be careful with everything. I should! Today it’s my turn, I burnt my foot, I even have blisters. Well, I can’t be quiet and I had to try one of those hot wax roll-on refills, as I saw it at Flor’s, and it was a cheap option. I didn’t know how long it should stay on microwave, so I used the times on the blog as a guide. Three minutes, it said. Mine has been there for only one minute and twenty and the container wasn’t even hot, so here I go. And then what? Well, yes, the container melted in a place I couldn’t see and some boiling wax fell on my foot. This hurts! I’m so silly! Microwaves are all different and not everything is what it looks! Is it cold on the outside? I should know it may be burning in the middle.

In the end, I wrote all this just to tell you that even if procedures seem to be the easiest on earth, you must read and re-read as many opinions and reviews as possible and even after this you should test things only if you thought about them fifty times and always carefully.

Next time I’ll know 40 seconds should be enough… Now I just want Fenistil, Aloe vera gel, Bepanthene and Nívea to save me.

17 comments on “Cuidado com as Dicas Caseiras!

  1. Flor: Ouch ;_; Não estava mal selada, derreteu mesmo com a cera :S Já estou aqui resolvida, Bephantene, visto que não há Biafine. Vinagre é que não! Num escaldão soft, talvez alinhasse, mas aqui fez bolha e está comprovado que o vinagre só faz é mal, ainda queima mais :

    Beijinho

  2. Oh Guida isso é que foi azar! Se rebentou e porque a embalagem estava mal selada, se não isso não acontecia!

    Olha que não sei, que este microondas tem grill e está sempre no máximo…

    Mas olha experimenta por vinagre na queimadura, cheira mas mas resulta (se bem que duvido que de momento queiras dicas minhas).

  3. oh coitada … as x os microondas passam-se acredita… e sim sao todos diferentes … o meu que normalmente demora 1 min para aquecer um prato de comidas as x passa-se e preciso de 2 min par aquecer uma chavena de cafe … espero que fiques bem … conselhos para a queimadura não sei muito cremezinho hidratante gordo … e é cm tu dizes cada um sabe de si..

  4. Pois.. Isso é uma das coisas que me deixa sempre um bocado de pé atrás com as dicas caseiras. Ninguém me garante a segurança daquilo.. :/

    As melhoras, querida. Olha, enviei-te mail, vê quando pderes! *

  5. Se com os medicamentos às vezes nós precisamos de ser os nossos próprios médicos quanto mais com dicas caseiras!

    Aconselho-te o uso de máquina depilatória pois agora elas são muito acessíveis e comparando com os preços das esteticistas compensa.
    E pelo menos não tens a probabilidade de te queimares 🙂

  6. Pois, como aquela ideia antiga de se pôr pasta de dentes nas borbulhas (coisa que nunca fiz) e que depois não faz bem. A verdade é que há dicas caseiras que resultam, mas também há cremes que só resultam nalgumas pessoas. Claro que as dicas caseiras não foram testadas em laboratório e tal…
    Conheço quem se tenha queimado com cera também. Sempre que penso comprar, lembro-me disso e desisto da ideia.

  7. Miúda dos Saltos Altos: Nhé, obrigada pela dica, mas já tenho uma e foi dinheiro mal gasto :S É muito mais doloroso que outro processo qualquer, para mim, visto que o barulhinho me dá uma dor de cabeça com direito a medicação pesada!

    Paula: Está melhorzinho, agora já não doi muito, mas as zonas queimadas estão escuuuras e continuam com bolhinhas. Daqui por uma semana já passou 🙂

    Beijinho

  8. Tany: Bem, eu gosto de partilhar aquelas que acho fantásticas, e hei-de continuar a fazê-lo. Porque, lá está, as pessoas têm miolos e por isso devem fazer uso deles, isto é, ponderar tudo. E é o que dizes, também acontece com produtos de farmácia e perfumarias. Dou exemplos, há por aí um creme anti-idade muito famoso com extracto de orquídea, caríssimo (e quando digo caríssimo é centenas de €), que só agravou a psoríase da minha mãe e melhorou tanto as rugas como outro qualquer. Já eu, dou-me pessimamente mal com uns conceituados três-passos que já se fartaram de ganhar prémios em todo o mundo.

    Isto prova que devemos ir com cuidado em tudo. Se não, já lá dizia o Variações, o corpo é que paga…

    Beijinho

  9. Essa da michelle phan n sabia loool eu não me metia naquilo, pois eu tb as dicas que dou a no blog ja tentei, mas evito dar muitas porque ja se sabe as evzes acontecem coisas menos boas, mas o mesmo acontece com coisas de farmacia e perfumaria as vezes o que é bom para uns não é para outros…
    bjs

  10. Sophie: Bolas, que mau! Eu tive a "sorte" de o plástico derreter e rebentar para o pé. O que contaste é muito mau. Eu descobri que isto com 40 ou 50 segundos fica bom, mas por precaução, é como dizes, nunca mais : Vai a derreter em banho-maria. É mais demorado mas é mais uniforme e sempre conseguimos tomar conta da situação.

    Beijinho e obrigada pelo testemunho!

  11. Meninas… POR FAVOR NÃO FAÇAM ISSO!! Não coloquem essas recargas no microondas, o seu material não é apropriado…Vou contar-vos a minha "perigosa experiência".Numa tarde de domingo decidi fazer a depilação, então coloquei o roll on a aquecer na depiladora apropriada mas que demora ainda uns bons minutos a derreter a cera.Com a mania das pressinhas decidi colocar no microondas.A 1ª tentativa foram uns breves segundos e nada a cera continuava dura.Na 2ª foram um ou dois minutos, abro a porta do microondas olho para a recarga e vejo que se tinha formado uma pequena bolha de ar de lado, ao mesmo tempo q vou pegar nela a bolha rebenta e borrifa-me a cara com cera quente.Aconteceu tudo em fracções de segundos. Fiquei com queimaduras na cara mt graves e podia ter-me atingido uma vista.Ainda hoje, passados +/- 10 anos tenho uma marca na palpebra inferior esquerda q não me deixa esquecer o q aconteceu. Sophie

  12. Olá Guida e leitoras. Este é o meu primeiro comentário por aqui 🙂
    Começo por desejar-te as melhoras, Guida.
    Apenas comprei um desses roll-ons uma vez e nunca me passou pela cabeça aquecer a cera no micro-ondas. Aliás, penso que na embalagem dizia claramente para se aquecer ao lume. Simplesmente, não confio em micro-ondas, até para aquecer uma simples chávena de água.
    Quanto à depiladora, se for pelo barulho, não há nada a fazer, se for pela dor, confirmo-te que se fizeres a depilação frequentemente e não deixares o pêlo crescer muito, não se sente dor nenhuma 🙂 e em cerca de 7 sessões, tens a máquina paga

Deixar uma resposta