pereiro1

pereiro2

pereiro3

pereiro4

pereiro5

pereiro6

pereiro7

pereiro8

pereiro9

pereiro10

pereiro11

Estar em Mação nesta altura de Agosto e não visitar o Pereiro, A Capital das Ruas Enfeitadas, como se lê na tabuleta à entrada da localidade, é como ir a Roma e não ver o Papa. Não dá para perder esta festa típica em que se vê presente o empenho dos habitantes, que durante o ano fazem mais de cem mil flores para enfeitar as ruas. Aliando este festival de cores aos reencontros e bailaricos, penso que o Pereiro transmite na perfeição o que se passa no Verão nas pequenas terras de todo o país. Tenho orgulho na minha terra e espero que estas (e outras) tradições nunca se percam no tempo.

Sabiam que é aqui que está o maior girassol da Europa? Sim, o das fotos. Se estiverem aqui pela zona, visitem o Pereiro. Prometo que não se vão arrepender! Nos arredores, há várias praias fluviais, circuitos pedestres interessantes e muitos sítios para a petisquice. E, apesar de serem zonas rurais, há placas que indicam relativamente bem os caminhos para tudo o que interessa.

Aqui em Mação, está a decorrer o Festival do Arroz. No próximo fim-de-semana, temos as Festas de Santa Maria (também era habitual haver flores, mas…). Eu irei aproveitar tudo até ao último pingo de férias!

1 comment on “A Capital das Ruas Enfeitadas

Deixar uma resposta