Enquanto pessoa que tem um amontoado de lã rebelde em cima da cabeça, devo dizer que nem sempre foi (e nem sempre é!) fácil tratar do cabelo por causa dos caracóis. No entanto, e porque a prática leva à perfeição e a minha mamã nunca me explicou o que é que havia de fazer para sair à rua sem parecer que trazia um ninho em cima e porque o que funciona para os outros nem sempre funciona connosco, venho aqui partilhar a minha experiência e espero conseguir ajudar alguém.

1. Menos é mais. Comecemos por falar do banho. Sou o tipo de pessoa que tem a pele bastante sensível e que não pode usar qualquer champô nem ao desbarato. Assim, tento usar o mínimo possível de “detergentes” na cabeça. Prefiro os champôs de bebé, Lactacyd (sim, so what?), ou produtos de cabeleireiro (mas as marcas como a Skala convêm mais ao meu bolso e são igualmente boas!). Pessoas sensíveis, cuidado com os rótulos e essas coisas! Publicidades enganosas? Longe da gente. Pantene e Fructis, em especial, deixam o meu couro cabeludo a arder e a descamar!

Posto isto, e na hora de fazer o cabelo espumar, basta uma quantidade minúscula de champô e um pouco de água para lavar bem o cabelo. Acreditem, o meu cabelo já dá pela cintura quando está esticado e uso apenas o equivalente a uma colher de sobremesa de champô no duche. Ah, resta referir que também é para aplicar amaciador e que este ritual de lavagem só deve ser feito uma ou duas vezes por semana.

2. De 15 em 15 dias, mais coisa menos coisa, convém aplicar uma máscara específica para hidratar o cabelo e reparar as agressões diárias! Novamente, Skala é amiga do bolso e é muito boa! Podem sempre optar pelas máscaras caseiras (se quiserem, posto receitas!).

3. Pentear, pentear. Diz-se por aí que não se deve pentear o cabelo molhado porque o parte todo. Ora, quem diz isto é porque não tem caracóis! Para mim, é impossível passar uma escova quando o cabelo está seco, até porque ficaria semelhante a uma vassoura! Pentear é sempre depois do duche, com a ajuda de um creme de pentear, se for necessário! À falta de creme de pentear, um pouquinho minusculuzinho de óleo de bebé ou de creme hidratante espalhado nas mãos e aplicado pelas pontas fora (cuidado para não chegar às raízes! Há-de ficar parecido com uma salada cheia de azeite.). Dêem preferência aos pentes de madeira com dentes largos ou às escovas sem bolinhas nas pontas, se me faço entender!

4. Há que dizer não aos secadores e difusores!

5. Aplicar um pouco de espuma, ou gel. Eu prefiro espuma! E não venham com as tretas do costume que a espuma faz mal, temos é que saber tratar do cabelo!

6. Ora bem, por uma semana dá para molhar o cabelo no duche (eu faço-o todos os dias!) sem usar champôs e nhanhas dessas, e o cabelo vai ficar com um aspecto bem melhor!

Espero ter sido útil!

7 comments on “A Guida é que Entende de Caracóis!”

  1. Boas dicas! Eu vou aproveitar algumas já que o meu cabelo é encaracolado. Mas devo dizer que eu uso o champo fructis e é o melhor para o meu cabelo porque é o que define melhor os meus caracois. E tal, como tu tenho que molhar o meu cabelo todos os dias se não saia à rua com o cabelo todo “achatado”.
    Beijinho

  2. Tal como a Ana Rita, também eu uso o Fructis: Champô, Amaciador, Creme de não sei o quê que meto todos os dias, e a máscara. Sou Fructis Adicted, mesmo. Não me dou mal, e já há alguns anos que o uso…!
    Quanto a mais cuidados e coisas… Pfff… Podes ter a certeza que já saí muitas vezes à rua tipo vassoura(sou muito dorminhoca e quando me deixava dormir, imaginas…). Lembro-me de chegar à escola e toda a gente me dizer: “Patrícia, hoje não te penteaste!”
    Atenção gente imbecíl: As pessoas com caracóis simplesmente NÃO SE PENTEIAM.(a menos que o cabelo tenha sido acabado de lavar) Em contrapartida temos a trabalheira de andar lá a dar-lhe voltas com as mãos e os dedos, e salpicar água e balhanisses…
    CONCLUINDO: Se pudesse escolher tinha-o liso, mastenho a noção de que cabelos com caracóis são os mais bonitos do mundo! =) E os homens mais bonitos do mundo têm fetishes por mulheres de caracóis. AHAH !

    Vá, já me estou a esticar!

  3. Se os caracóis da foto são os teus, adoro! Tbm tenho caracóis e dou-lhes um tratamento semelhante. Mas espuma, sempre. Gel no meu cabelo, nem pensar, fica nhanha!

  4. e eu que ainda sou uma novata nisto de “bloggarr” acho que este post vem mesmo a calhar.
    eu também tenho um pseudo-ninho na cabeça e tenho que oferecer um tratamento vip :p
    mas gosto bastante de caracoizinhos 😀

  5. Seus cabelos são lindos e naturais, eu amo cabelos encaracolados, os meus são quimicamente tratados e gosto do estilo black power mais um pouco mais solto, eu uso um creme sem enxague e uso difusor, deixa os cachos bem modelados.
    Adorei o posto.
    Bjs

Deixar uma resposta