yourtea

Com a aproximação do Verão, todos os anos, o interesse por métodos de perda de peso de forma rápida cresce exponencialmente. As pessoas já deviam saber que não há milagres e que é importante manter um estilo de vida saudável, com um regime alimentar equilibrado e prática de exercício físico regular, durante todo o ano. Ultimamente andam em voga os chamados tratamentos “detox”, que na maior parte das vezes não são saudáveis, sequer, e pouca consistência há para que se tornem fiáveis.

Dentro do que tenho lido, houve algo que despertou a minha curiosidade apesar de em Portugal ainda não ter visto muito sobre o assunto: os chás detox, ou teatox. Se circularem por páginas americanas ou australianas, vão encontrar toneladas de artigos e fotografias com os supostos milagres deste tipo de produto.

Antes de mais, é preciso ter muito cuidado. Não se pode partir do pressuposto que um chá, por ser feito de substâncias naturais (plantas), não é perigoso. Nunca é de mais ler sobre os diferentes elementos de uma infusão, quais as suas propriedades, como interagem uns com os outros e com o nosso corpo. Em caso de dúvida, o melhor é sempre pedir informação junto de quem percebe do assunto.

Pesquisei sobre várias marcas que oferecem este tipo de produto e, pasmem-se, várias são as que incluem laxantes e outras substâncias suspeitas na sua constituição. De todas as que procurei, fiquei curiosa e quis experimentar o Tiny Tea Teatox da Your Tea. Fiz uma encomenda que demorou cerca de duas semanas a chegar a partir da Austrália. Felizmente, não ficou presa na alfândega.

O Tiny Tea Teatox contém chá oolong, sementes de Senna obtusifolia, folha de lótus, bagas de pilriteiro. É dos poucos, senão o único, deste género que não contém componentes laxantes. Resumidamente, promete ajudar a reduzir o típico inchaço abdominal que se manifesta no quotidiano e a promover a perda de peso. Existem programas de 14 e de 28 dias, sendo que o pack que experimentei foi o primeiro. Recomenda-se que sejam ingeridas três chávenas de chá por dia, cerca de meia hora antes das refeições. Não existem objecções à ingestão de outras bebidas ou alimentos e a Your Tea salienta a importância da manutenção de estilos de vida saudáveis.

Fiz o teste há algum tempo e creio que é importante deixar aqui as minhas conclusões. Relembro, mais uma vez, que não há milagres. Estes tratamentos podem ser um complemento de outras medidas já adoptadas e os seus resultados são, na maioria das vezes, temporários. Não notei que motivasse alguma perda de peso, ou se o fez não foi significativo. Confirmo que não teve quaisquer efeitos adversos. Pelo contrário, enquanto tomei o Tiny Tea Teatox senti-me bem, mais leve, menos inchada no geral. Posteriormente, claro, voltou tudo ao normal. Para mim, este tratamento não foi sacrifício nenhum porque adoro chá e não o dispenso diariamente. Achei o sabor agradável, mas posso ser suspeita para alguma de vós porque não sou esquisita com chás e bebo-os sem açúcar.

Creio que a toma deste chá valeu a pena pelo bem-estar que me proporcionou, mas parece-me que há soluções semelhantes, do tempo dos nossos avós, nas lojas de produtos naturais que nos rodeiam a preços muito mais simpáticos. Cada caixa deste tratamento custa, no mínimo, 25€. Não acho que compense a despesa nem sei de onde vem o hype das estrangeiras com este tipo de produto.

Estejam atentas, leiam muito e informem-se antes de investir em promessas de milagres de emagrecimento. Não se esqueçam que nada se ganha sem esforço. Mantenham-se bonitas, defendam a vossa saúde!

2 comments on “”

    • Sim, cerca de $10 (fui ver e mantém-se de há 1 ano para cá) 🙂 Agora compensa, pelo que vi estão com uma redução no preço da maior parte dos chás e cobre o preço dos portes. E acabei de verificar que há um de chocolate e agora terei de o experimentar. Ouch

      Beijinhos

Deixar uma resposta