Limpeza da Casa – O que usar

Hoje vou dar uma de Guida Isaura e falar-vos das minhas preferências na hora de limpar a casa.

Não é um assunto com muito glamour, mas é necessário. Especialmente para quem se vê agora a braços com domicílio próprio, longe dos pais e sem saber muito bem o que é necessário para deixar a casa num brinquinho.

Depois, serei a única a gostar de ler opiniões alheias sobre produtos e maneiras de manter a home sweet home impecável?

Malta jovem, ponham o dedo no ar! Vamos por partes.

Faxina Geral

Comecemos pela parte mais básica que até os miúdos podem fazer, que é limpar as poeiras e vidros.

  • Gosto de usar um spray para o pó e outro para os equipamentos electrónicos, mas não sou esquisita com marcas.
  • O limpa-vidros também é importante e também não sou esquisita com marcas. Há quem use um jornal para esta tarefa, eu prefiro utilizar papel de cozinha.

Não se esqueçam, também, de varrer e aspirar tudo!

Serviço de Lavandaria

Ahhh, como é bom o cheirinho a roupa lavada! Mas e o caminho entre colocar tudo na máquina e sair de lá sem acidentes? Pois. Antes de passar aos produtos, é isto:

  • Há que separar a roupa nestas categorias: escuras, claras, coloridas e malhas/peças delicadas.
  • Dentro do possível, baixem as rotações e temperatura ao mínimo necessário.
  • Se vão lavar malhas, nada de centrifugação. Nem calor!
  • Dúvidas: nada como ir ao Google ou perguntar aos progenitores.

lavar roupa detergente melhor oxi lidl aldi pingo doce persil vernel toalhitas desbotar

Nos produtos que têm de ter, para mim é isto:

  • Detergente para lãs e roupas delicadas. O Ultra do Pingo Doce tem uma óptima relação qualidade/preço.
  • Toalhitas de absorção de cor. Acreditem que isto é essencial! Prefiro as do Aldi, mas quaisquer umas servem.
  • Oxi action. Mais uma vez, não sou esquisita com marcas nem formatos, embora acabe por trazer quase sempre o Ultra do Pingo Doce.
  • Detergente. Prefiro líquido concentrado. Mas o predilecto é mesmo o Persil de Alfazema. Quando não o encontro em promoção trago o Formil para roupas delicadas do Lidl, que também é óptimo.
  • Amaciador. Mais uma vez, concentrado é melhor. O meu preferido é o Vernel de Orquídea Dourada e Óleo de Magnólia, mas não desgosto do Quanto Rubi e Pétalas de Jasmim. Dica de amiga: fujam de todos os que dizem “colónia de bebé”, que cheiram a tudo menos coisas boas.

Cozinha & Loiça

Esta é a parte mais abominável para mim, logo a seguir a passar a ferro. Mãos e gorduras são uma coisa que não combina! Sempre que possível, usem luvas de borracha.

Abro aqui um parêntesis para fazer um desabafo: adorava ter máquina de lavar a loiça, mas falta o sítio para a colocar. Pois. Existe um buraco para ela, com um degrau que tem de ser abatido. Havemos de lá chegar.

limpeza cozinha loiça alumix sanytol fairy mistolin

  • Detergente da loiça, para mim, só há um: Fairy Platinum. O resto é dinheiro mal gasto.
  • Limpa-alumínios para lavar panelas e metais no geral, Alumix é indispensável. Vão ver que fica tudo como novo sem esforço! Com este, não se esqueçam mesmo de usar luvas.
  • Para remover gorduras, incluindo na limpeza do fogão e forno, não dispenso Mistolin.
  • Bancadas, paredes, portas e o tabuleiro da Teresa são limpos com o spray multi-usos Sanytol. Cheira bem, é seguro e não troco.
  • Para o chão, utilizo o mesmo que no restante pavimento da casa: detergente desinfectante Sanytol ou o Limpazul d’As Três Bruxas. Ambos cheiram bem, limpam e desinfectam.
  • Pontualmente, também uso lixívia em casos mais extremos. Não sou esquisita com marcas, desde que seja sem salpicos.

Limpeza do WC

Esta é a divisão da casa que me faz pensar seriamente em comprar uma máquina de vapor a jacto. Enquanto não acontece, faço o melhor que posso com o que tenho ao dispor!

cif creme wc power shine detergente limpeza

  • Lixívia em gel. Em primeiro lugar, muita lixívia borrifada em tudo, a actuar por um bocadinho.
  • Depois de se dar uma bela esfrega e enxaguar, gosto de borrifar as loiças com Cif Power & Shine, passar o pano e enxaguar.
  • O Cif Creme ajuda a limpar o resto, e é milagroso.
  • Na sanita, gosto ainda de colocar abrasivo sanitário por um bocadinho.

Espero que este post tenha servido para ajudar alguém. Têm outras preferências? Contem-me tudo!


Related Posts

Love Is in the Air – Passatempo

Ou estamos de fim-de-semana prolongado e já bem pertinho da Primavera. É o que diz o calendário! Não sei se é bom dar-lhe atenção porque, afinal, ultimamente até assinala mais dias do que deve. Dias para tudo e mais alguma coisa. Ele é Dia da […]

Hunter Esbranquiçadas – Como Resolver

Pela altura da Páscoa, adquiri umas galochas Hunter glossy pretas, lindas. São caras, eu sei, mas mesmo assim decidi que precisava de ter umas dado que as galochas pretas que tinha estavam a meter água. Galochas inúteis! Pensei que era preferível ponderar um investimento superior […]



8 thoughts on “Limpeza da Casa – O que usar”

    • Eu costumo encontrar em drogarias, lojas chinesas, AKI, … 🙂 No chinês é onde sai mais barato, +- 2€/frasco e dura uma eternidade. Reforço a importância de usar luvas quando se utiliza este produto! Beijinhos e boas limpezas (se é que isso é possível, ninguém gosta!).

  • A máquina da louça é a minha melhor amiga! E melhores detergentes? Pastilhas fairy sempre!!! Quanto a9 roupa sou bastante picuinhas e tenho um quase para cada tipo de roupa…em pó (que alterna entre skip lavanda e persil higiene e pureza) para roupa branca e roupa do trabalho do marido, detergente líquido para cores/ cores escuras (skip líquido ou woolite), detergente para lãs e claro detergente líquido para a roupa do Duarte. Quanto a amaciadores? Só Confort. Para mim são os melhores, então o de lima e lirios de água é maravilhoso. Quanto às outras coisas, partilho das tuas escolhas, apenas acrescento o vitroclen para a placa. É caro, mas vale mesmo muito a pena.

    • Nunca utilizei detergentes em pó para a roupa, fazem assim tanta diferença? Por aqui, ainda tenho um fogão à antiga, e tenciono substituir por um semelhante, mas vou guardar a dica do Vitroclen caso necessite futuramente 🙂 Obrigada pela partilha, beijinhos.

      • Os detergentes em pó fazem especial diferença em roupa extremamente suja e que tem de ser lavada a altas temperaturas. O meu marido é mecânico, aprendi isto por tentativa erro

        • Não sabia! Também, ainda não necessitei de grandes cuidados com excepção feita à roupa suja (comida e cocós) da Teresa, e mesmo esses saíram bem a alta temperatura com os detergentes do costume. Mas vou ter isso em conta futuramente! Beijinhos

  • Sou fã do Ariel para a roupa e o confort azul! De resto uso tudo igual só no chão uso o Ajax azul bebe com uma gota de léxivia ! Gostos para tudo! Obrigado pelas dicas! Quando apanhar em promoção vou usar os seus detergentes da roupa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *