Fashion Wheel – Trouxe dos 90s

fashion wheel brinquedo vintage roda moda
Foto por Mrs Daisy.

Uma das coisas que mais gostava de fazer em criança era pintar.

E desenhar. E brincar com bonecas. Vá, gostava mesmo muito destas três coisas, e se pudesse relacioná-las, um tanto melhor.

Aqui me enterro: ainda hoje gosto muito de tudo isto e volta e meia uso apps de joguinhos de vestir bonecas. Só as desinstalo porque as gratuitas vêm carregadas de publicidade e nunca há códigos promocionais para gastar na Playstore (e vale a pena gastar dinheiro em coisas “úteis” destas? Pois!).

Algo me diz que não sou a única e que não são só as crianças que utilizam estas aplicações. Que atire a primeira pedra quem nunca se meteu num joguinho inocente destes no telemóvel ou no tablet!

Hoje em dia, há muitos jogos que ligam estes hobbies em plataformas digitais. Não é preciso pensar em jogos como os Sims, que já são algo sofisticado e muito voltado para o “brincar às casinhas”.

Quando eu era pequena, ainda não havia coisas destas, mas havia (para além dos recortáveis) a Fashion Wheel. Tenho ideia de já ter tocado neste assunto antigo algures cá no blog.

Crianças dos 80s/90s, lembram-se desta “roda da moda”?

Ainda têm a vossa? Ou as vossas. Sei que existiam várias versões diferentes da engenhoca, cada uma com as suas vestimentas diferentes.

Eu não sei o que é feito da minha, e tenho imensa pena. Para quem não faz a menor ideia do que se trata pelas imagens, era isto assim muito resumidamente:

  • Havia uma “base”, que era um tabuleiro redondo;
  • O círculo do tabuleiro dividia-se em 3 secções, do centro para o exterior:
    • A secção mais central, era a das caras/penteados;
    • A do meio, correspondia às partes de cima da roupa;
    • A mais exterior, tinha partes de baixo e alguns padrões.
  • Todas as opções eram conjugáveis e havia uma peça no meio que “rodava”;
  • Prendia-se uma folha de papel, e depois era só tirar o decalque com uma ferramenta que tinha um lápis de cera;
  • No fim, coloríamos ao nosso gosto.

Felizmente, não sou a única menina saudosista que se lembrou deste brinquedo dos anos 80/90, e este post que descobri tem descrições e imagens deliciosas.

Podia ficar horas de volta das minhas criações da moda! Lamento mesmo o desaparecimento da minha Fashion Wheel, porque adorava que a Teresa tivesse a oportunidade de brincar com ela. E eu sei que ela iria adorar.

Alguém faz ideia de onde se podem comprar (tirando os Ebays desta vida)? Há alguns anos, não muitos (creio!), tenho ideia de ver isto em lojas como o Toys’r’Us. Ultimamente, nunca mais vi nada semelhante.

Era tão giro combinar as roupas, escolher a cara das meninas, colorir e recortar tudo…

O vídeo é um anúncio alemão, mas mostra bem o encanto da coisa!


Related Posts

Guida aos caracóis é Guida feliz

Ora, cá está a lã já lavadinha e ao natural. Linda, não? Leve, com volume, muitos caracolinhos e canudos, super fácil de pentear… Aos anos que não sabia o que isto era! Ah, será que ficam tão contentes quanto eu por ter encontrado uma Funtime […]

Ó Barbie,

explica-me como é que aos 52 anos é possível gostar de um tipo que parece o Zac Efron. Foi alguma crise de meia idade ou foram estes planos de mudança de imagem que deram origem ao vosso divórcio há uns tempos atrás? (Sim, pessoas lindas […]



Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.