Emplastro de Electroterapia Urgo – Valerá a pena?

urgo emplastro eletroterapia stw

É uma novidade no mercado e promete o alívio da dor sem recurso a fármacos.

A Urgo fez uma grande aposta no lançamento do seu emplastro de electroterapia, um dispositivo médico à venda em farmácias e parafarmácias. Tive a oportunidade de o experimentar através da rede STW, e devo dizer que fiquei entusiasmada.

Depois de a Teresa nascer, é recorrente ter dores nas costas e ciática. Melhorei muito quando retirei o Mirena, mas volta e meia (sim, já sou aquela Guida velhona que dá conta das mudanças do estado do tempo) volto a ficar ko.

É debilitante, é irritante e não é normal viver com dores.

A culpa é minha, que em vez de procurar soluções como deve ser conformei-me com a ideia de tomar alguns fármacos hardcore para o controlo da dor, prescritos pela médica que me acompanha. Está visto que tenho de me dedicar à procura de algo mais eficaz a longo prazo.

Fiquei curiosa quando li sobre este dispositivo da Urgo, que promete o alívio da dor por electroestimulação. O ideal seria não necessitar de utilizar uma coisa destas, mas quando o recebi, infelizmente, não tardei a ter oportunidade de o experimentar.

O que é, para que serve e como se usa?

Não se esqueçam, quem vos poderá dar o melhor aconselhamento possível ou esclarecer eventuais dúvidas será sempre o profissional de saúde que vos acompanha.

O Emplastro de Electroterapia da Urgo é um dispositivo médico reutilizável utilizado para o alívio de dores musculares, articulares e nevralgias.

Funciona através da actuação sobre as fibras nervosas da região afectada pela dor, bloqueando a sua transmissão para a espinal medula e para o cérebro. Por outro lado, estimula a produção de endorfinas, que acabam com a sensação da dor.

Não deve ser utilizado:

  • Por menores de 16 anos;
  • Em contacto com outros aparelhos eléctricos ou objectos metálicos;
  • Em caso de problemas cardíacos, porte de implantes ou bombas de insulina;
  • Em caso de febre, convulsões ou cancro;
  • No pós-operatório, em processo de cicatrização, doença aguda ou crónica da pele;
  • na nuca, crânio, boca e genitais.

Usá-lo é muito simples: após colocar a pilha e a recarga no emplastro, aplica-se na pele limpa e seca na zona dolorosa. Depois, é só ligar e regular a intensidade (até 15 níveis). Ao fim de 20 minutos, o emplastro desliga-se automaticamente.

A Urgo afirma que cada recarga dá para cerca de 20 utilizações, e a pilha dura aproximadamente 7h. Cada kit custa cerca de 52€ e traz uma pilha e 3 cargas.

A minha experiência

Como mencionei, não tardou a surgir uma oportunidade para utilizar este dispositivo. Fiz como mencionado nas instruções, utilizei o emplastro e fiquei maravilhada com o efeito. Consegui e soube-me muito bem aplicar a intensidade máxima.

Por fora, não se sente absolutamente nada do funcionamento do emplastro. No local onde o “colamos”, sim, sentimos por dentro as vibrações. Ao longo dos 20 minutos, a vibração vai mudando. O que se sente é um formigueiro e um alívio da dor que, no meu caso, durou por vários dias.

Numa segunda utilização, voltei a ficar muito satisfeita com o efeito do emplastro de electroterapia.

O problema veio depois: a partir daqui, nunca mais consegui que funcionasse. Emite sempre um efeito sonoro de erro. A recarga, por um lado, já não aderia bem. Substituí-a. Continuou a “pipizar”. Mudei a pilha. Nada diferente sucedeu.

O que poderá ter acontecido? Não sei, já procurei respostas, sem sucesso. Verifiquei que não sou a única pessoa a queixar-me de o emplastro durar muito menos tempo que o prometido.

Considero que é uma ideia boa e inovadora e fiquei decepcionada com este desfecho. Torna-se num produto muito dispendioso, especialmente tendo em conta a sua fragilidade. Espero que futuramente consigam melhorar o emplastro de electroterapia.


Related Posts

Bálsamo Tigre

Bálsamo Tigre

Estou louca com o tigre, louca, louca, louca… Não, este post não tem nada a ver com a Shakira, mas o Tigre é lindo e a Guida é louca por ele. O Bálsamo Tigre! Conhecem? Ainda no tempo do meu outro blogue, o Ego, andei […]

Oi! Funciona! – Anatomicals

Oi! Funciona! – Anatomicals

Não quero parecer uma velhota a vir para aqui desbobinar sobre as minhas maleitas. Pode ser que um dia destes o faça, porque sei que há uma grande probabilidade de vir a ajudar a alguém. É um assunto que dá pano para mangas, especialmente o […]



2 thoughts on “Emplastro de Electroterapia Urgo – Valerá a pena?”

  • Achei bastante promissor, mas desiludiu-me completamente. Só funcionou durante 5 min 🙁 A ideia era boa, mas infelizmente também não correu bem para mim

    • Opá, já vi tanta gente a estrabuchar pelos mesmos motivos que eu (essencialmente quem tem presença online), que tenho cá as minhas dúvidas das opiniões básicas que estão lá na campanha do STW :\

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


%d bloggers like this: