Arroz Xau Xau à Guida

Fried_Rice

Hoje tive que ir a Lisboa cedinho e não dava muito tempo para almoçar, visto que saía às 13.30h da escola e tinha de estar às 15h no ISCTE. Resolvi que uma maneira confortável de evitar as correrias era levar o almoço prontinho. Mas o que iria levar? Bem, optei pelo arroz xau xau. Este que fiz hoje não tem os ingredientes do costume, até porque não havia fiambre, tofu ou seitan cá por casa e tive que usar as salsichas que encontrei na despensa. Cá vai a minha maneira de fazer o arroz xau xau…

Ingredientes

  • Arroz (eu gosto dele soltinho e, por isso, gosto do arroz da Uncle Ben’s. Arroz jasmim também é jeitoso)
  • Milho
  • Ovo
  • Cenoura
  • Rebentos de soja
  • Fiambre. Em alternativa pode usar salsichas, seitan ou tofu aos cubinhos pequenos
  • Sal q.b.

Como Fazer

  1. Numa panela com água a ferver, coza arroz por 8 a 10 minutos. Escorra o arroz e, se quiser, junte um pouco de azeite e deixe fritar por uns minutos, mexendo com a colher de pau.
  2. Frite o ovo mexido numa frigideira untada com azeite. Quando o ovo estiver pronto, com a ajuda da colher de pau, parta-o em fracções minúsculas.
  3. Coza a cenoura aos cubinhos e os rebentos de soja. No caso de usar seitan ou tofu, coza-os também.
  4. Misture o arroz, o ovo, a cenoura, os rebentos de soja e o fiambre, com a ajuda de dois garfos. Happy meal!
  5. Por último, se quiser, e porque dá um outro aspecto à comida (sim, os olhos também comem!), dê asas à imaginação e use alimentos e forminhas para fazer desenhos na comida. Neste caso, cortei tiras de alface e fiz estrelinhas de queijo, que decorei com ketchup. Ah, se quiser juntar molho de soja ou molho inglês, ou especiarias como os orégãos ao belo do arroz, sinta-se à vontade! Eu, na minha humilde opinião, acho que fica um miminho.

Bom apetite!


Related Posts

Farinhas & Papas

Há dois dias, a Patrícia falou das papas de farinha Maizena no blogue dela. Assim, e porque pensei que já estava na hora de escrever sobre as papas que se comem cá em casa e muita gente pensa que algumas delas estão extintas, cá estou […]

Nacos de Soja

Comer pode, por vezes, ser difícil. Se pensarmos na variedade dos alimentos que ingerimos chegamos à conclusão que no meio de milhares ou milhões de espécies, acabamos sempre por comer os mesmos cinco ou seis bichos e outra dúzia de vegetais. O truque está em […]



11 thoughts on “Arroz Xau Xau à Guida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.