saboneteenxofre

Nunca vos falei do sabonete de enxofre num post, mas há muito tempo (quase dois anos) que lhe conheci os encantos e já estava a tardar em pronunciar-me. Já o aconselhei, já falei dele em comentários, mas nunca lhe dei o merecido destaque. É que há sempre alguma loção de limpeza ou algum sabonete de alcatrão que se mete pelo caminho e acabo por me esquecer de vos falar desta maravilha em barra. Cabeça de noz a minha, que um lapso destes é imperdoável. Acabo sempre por voltar a utilizá-lo.

Conheci o sabonete de enxofre nas minhas leituras de artigos antigos e encontrei-o nas drogarias. A minha curiosidade surgiu com a descoberta de produtos de farmácia com enxofre específicos para a oleosidade e o acne. Infelizmente, não costumo vê-lo nos hipermercados da minha zona, mas não tenho dificuldades em encontrá-lo em mercearias ou no Intermarché. Não é um exclusivo da Confiança, mas o que uso mais frequentemente é deles.

Afinal, para que é que serve? Bom, serve para resolver um dos problemas mais frequentes quando se trata dos assuntos da pele: a oleosidade e o acne. Também é muito bom para limpar eczemas e outras descamações da pele. De tudo o que já experimentei para a limpeza da pele, esta é a opção que mais me satisfaz e é, sem dúvida, muito mais barato e rentável do que os produtos da farmácia. Também gosto muito de o utilizar quando surge psoríase.

Se tem coisas más? No meu entender, tem duas, mas não são nada com que eu não consiga lidar. Em primeiro lugar, existe o cheiro. Não é insuportável, mas também não é agradável. Cheira a enxofre (não muito), e está tudo dito sobre esse assunto. Depois, as peles sensíveis (grupo no qual me incluo) não podem abusar da utilização deste sabonete. Basta utilizá-lo uma vez por dia, porque ele seca mesmo as zonas onde há muita oleosidade. Assim sendo, é muito importante assegurar uma boa hidratação.

Já o experimentaram? Que acharam do sabonete de enxofre?

16 comments on “Sabonete de Enxofre

  1. Após o ter visto num dos teus post comecei-o a usar em eczema e inflamações de pele atópica :s Digo-te só uma coisa: depois de usar com regularidade nas zonas mais problemáticas nunca mais precisei de saltar de pomada em pomada, ter um autentico plano diário de quando usar uma ou outra ou antihistaminicos 🙂

  2. Guida, no post falas em usar um bom hidratante.
    Antes de comprar o sabone de enxofre gostava de saber que hidratante usas. Recentemente apareceu-me acne tardio (tenho 31 anos). Não é muito grave mas queria elimina-lo de vez.

    • Olá RitaCatita 🙂

      Ando numa fase de experiências! Em primeiro lugar, neste tipo de situações “novas”, a avaliação do dermatologista é muito importante! O que funciona para umas pessoas pode não funcionar para outras.

      É preciso ter em conta que as peles oleosas também precisam de hidratação e muitos dos hidratantes para pele oleosa pecam nesse sentido na medida em que não só não fornecem/retêm a hidratação como ainda ressecam a pele, originando mais oleosidade e imperfeições.

      Pessoalmente, quando passo por crises assim gosto muito do Matifying Moisturizer Oil-free da Shiseido e do Cuidado Hidratante Anti-imperfeições Normaderm da Vichy (este último é mais consistente e sei que há pessoas que o consideram pegajoso). Habitualmente, a oleosidade da minha pele restringe-se à zona T do rosto e é apenas nesta área que aplico hidratantes deste tipo. Estou, de momento, a experimentar o Hidratante Capricho Soft Face d’O Boticário, formulado para peles oleosas/com acne e creio que vou ter de descontinuar o uso porque me parece agressivo de mais para a minha pele. Possivelmente, pessoas com a pele mesmo muito oleosa ou com acne irão adorá-lo.

      Acima de tudo, sublinho a importância do dermatologista. Caso decidas experimentar algo por conta própria, a menos que surjam reacções adversas, é importante saber que os produtos levam o seu tempo a fazer efeito e, por isso, o melhor é serem utilizados por pelo menos duas semanas (a menos que haja outras indicações nas embalagens).

      Espero que melhores em breve!

      Beijinhos

  3. Não só faço uso do enxofre em dematites, (doenças de pele)como preparo cremes e loções à base de enxofre, não para fins comerciais, mas para tratar de animais que a todo tempo aparecem com doenças de pele, sarnas, fungos etc……

    • Que bom saber! Já me passou pela cabeça utilizar o sabonete de enxofre quando dou banho à Nina, porque parece que com o passar do tempo surgem pequenas descamações, pontos acastanhados (é mesmo da pele), e nunca ninguém soube explicar a que se deve, mas tive receio que o sabonete de enxofre lhe fizesse mal. Sabe se há alguma contra-indicação?

      Muito obrigada pelo comentário!

  4. Comprei ontem, o de enxofre o de leite de burra, o de alcatrão dei á minha sogra.
    Tenho eczma so espero que passe.
    Comprei a 89 cêntimos num supermecado chamado Queirós em Mesão Frio.

Deixar uma resposta