Este velhinho do tempo dos avós já não se encontra em qualquer supermercado e a maior parte das pessoas mais jovens nem sequer deve saber para que serve.

Na vertente dos trabalhos manuais, como certas pessoas me dirão (até porque nos últimos anos ressurgiu o interesse de trabalhar com feltros), o sabão de azeite serve para feltrar lã cardada.
No entanto, a utilidade do sabão de azeite não fica por aqui.

Para quem tem pele ou cabelo seco, este mimo antigo pode fazer milagres. Sabiam que muitos dos hidratantes, amaciadores e coisas da mesma família que temos no mercado têm o azeite como ingrediente chave? E que esta gordura de origem vegetal tem montes de antioxidantes, vitaminas e montes de outras coisas que fazem muito bem? Sabiam ainda que a Marilyn Monroe usava azeite para hidratar a pele da cara?

Como nem sempre é fácil ter acesso aos produtos que hoje têm pouco uso e o sabão de azeite pode dar uma grande ajuda no combate ao cabelo de vassoura e à pele seca, cá vai uma receita com base nesta (que tem que ser feita com muito cuidado!):

Ingredientes

– 1l de azeite
– 350ml de água destilada
– 100g de soda cáustica

Como Fazer

1. Ir aquecendo o azeite no lume.
2. Num recipiente de plástico ou vidro (nunca de metal!), deitar a água.
3. Juntar vagarosa e cuidadosamente a soda cáustica à água.
4. Quando o azeite aquecer, juntar aos poucos a água.
5. Durante aproximadamente meia hora, mexer tudo com uma varinha mágica.
6. Assim que a mistura atingir uma textura espessa, verter num molde definitivo (os pacotes de leite são uma boa opção) e aguardar cerca de duas semanas até desenformar, cortar e usar.

Divirtam-se e tenham os vossos sabões de azeite a baixo custo! Os meus vão aparecer em breve.

12 comments on “Sabão de Azeite

  1. Nunca tinha ouvido falar em tal coisa!

    [Ah, não te tinha contado, outra coisa que também nunca tinha ouvido falar mas que, de tanto ler aqui, decidi experimentar…a maravilhosa Pasta Couto 🙂 No outro dia entrei n'A Vida Portuguesa (que adorei!) e comprei uma embalagem 😀 ]

  2. Cat: Maria, atenção que A Vida Portuguesa é mais para experimentar 😛 E se te disser que costumo comprar a Pasta Couto a 1€ e qualquer coisa na mercearia aqui ao pé? A loja é linda, pois é, mas é para turistas 😛 No entanto, é um dos poucos sítios onde vejo o belo do sabão de azeite!

    Beijinho

  3. Babs: Poderia ser útil para as mãos e os pés, ainda assim 😛 Sim, a soda cáustica é perigosa e por isso é preciso ter muito cuidado quando mexemos nela. De preferência, com luvas! E deita-se sempre a soda cáustica na água e não o contrário 🙂 Para além disso, há que respeitar as quantidades, ou vamos andar a lavar-nos com sabonetes cáusticos (not fun). A Pasta Couto anda à venda em mercearias e pequenos mercados, nas farmácias, drogarias… É tão velhinha 🙂

    Beijinho

  4. obrigado pela receita..ainda há dias comprei numa feira um sabonete de azeite e custou 6 euros..mas vale a pena..deixa a pele macia , comprei pelo filhote do meio que tem pele atopica e era indicado..tambem comprei de alfazema e morando..sou louca por sabonetes "caseiro" mas nunca me atrevia fazer..e sinceramente com o tema da soda não sei não, se experimento..sou muito azenha com as mãos..haverá alguma alternativa?

  5. Sónia: Também gosto muito de sabonetes, caseiros ou não! Acho que a minha caixa das cuequinhas tem mais sabonetes que cuecas 😛 A soda cáustica é perigosa, tem que se mexer com muito cuidado. Eu experimentei, e parece-me que vou num bom caminho, sem dificuldade. Espero não ficar sem pele quando experimentar os meus sabonetes! Acho que não há alternativa, a menos que se compre já feito 🙁

    Beijinho

  6. Podes sempre arrefecer a mistura da soda caustica colocas o recipiente onde estas a deitar a soda caustica na agua dentro de outro que tenha gelo, muito cuidado com a soda caustica na pele ou olhos usar luvas de borracha e óculos de protecção e muito cuidado.

  7. Olá Guida,

    Gostaria de fazer algumas perguntas:
    1- Quando se mistura a água na soda cáustica, essa água está fria?
    2- O azeite ferve ou só se aquece até ficar morno?
    3- Quando se mistura a água + soda cáustica com o azeite, é num recipiente de plástico ou na panela onde aqueceu o azeite?
    4- Quais são as protecções que utiliza? óculos, luvas e bata?

    muito obrigada e boa produção de sabonetes! 🙂

    • Olá Teresa 🙂 Água fria, senão depois com a soda cáustica dá asneira. O azeite tem de ferver, senão não mistura. A mistura é para ser feita noutro recipiente, nunca na panela nem em nada metálico 🙂 Eu sou uma aventureira. Recomendo muito cuidado, eu limitei-me às luvas e avental.

      Desejo muita diversão, com prudência!

      Beijinho

Deixar uma resposta