Nem sempre é fácil decidir que cores de roupa e maquilhagem devemos usar e há sempre o medo de errar e escolher algo que nada tem a ver connosco e fique muito mal.

Para evitar isso, há quem não saia dos tons neutros, o que já não é mau de todo.

No entanto, toda a gente tem direito a usar umas corzinhas e existe uma forma de escolher tudo sem errar. Tenho a certeza que toda a gente já ouviu falar das cores de cada estação do ano na escola, e é disso que vamos falar hoje.

Esta não é uma fórmula perfeita nem tem que ser usada sempre mas serve para toda a gente no geral, e é normal haver pessoas que encalhem entre duas categorias.

O que se tem em conta neste método de escolha é o tom de pele, olhos e cabelo de cada pessoa, bem como o encaixe destas combinações com o vestuário e acessórios.

Juntando estes factores todos, cada pessoa ver-se-á associada a uma estação do ano – Primavera, Verão, Outono ou Inverno – e a uma de três subcategorias.

Se houver dúvidas, dá para experimentar peças de roupa das seguintes cores em frente de um espelho e ver o que acontece: se a peça estiver em destaque em relação à cara, a cor não é indicada para nós. Se a cara parecer mais bonita, iluminada, então temos uma cor indicada!

Mais, as asiáticas, latinas e africanas são frequentemente Outono ou Inverno. Já as caucasianas costumam ser Primavera ou Verão.

quizz belezaSabida a estação do ano, convém perceber qual é a subcategoria associada, pois é esta que nos vai indicar quais são as cores que nos caem bem na roupa, acessórios e maquilhagem.

Tipos de Primavera

1. Primavera Leve – Os olhos são azuis, verdes ou avelã. Os cabelos são loiros ou castanhos claros. A pele é muito clara com tons pêssego ou rosinha.

2. Primavera Pura – Os olhos são turquesa, verdes, castanho dourado ou topázio. O cabelo é castanho, castanho escuro ou preto e pode ter madeixas vermelhas. A pele é dourada, castanha, preta, branca, pêssego ou porcelana.

3. Primavera Quente – Os olhos são topázio, verde azeitona, avelã ou azul escuro. O cabelo é castanho claro, ruivo, loiro rosado ou loiro dourado. A pele é dourada, bege bronzeada, branca ou porcelana, por vezes com sardas.

Tipos de Verão

1. Verão Leve – Os olhos são azuis, cinzentos ou verdes. O cabelo é loiro ou castanho cinza. A pele é bege clara, branca, porcelana ou bege rosada.

2. Verão Suave – Os olhos são azuis acinzentados, avelã ou turquesa. O cabelo é castanho cinza ou castanho rato, podendo ser meio loiro. A pele é bege ou branca.

3. Verão Frio – Os olhos são azuis, cinza ou são cinza-azulados. O cabelo é castanho cinza e pode ou não ter traços de ruivo. A pele é branca, bege rosada, bege acinzentada ou bege neutro.

Tipos de Outono

1. Outono Profundo – Os olhos são castanho escuro, avelã ou verde escuro. O cabelo é castanho, avelã, castanho escuro ou preto. A pele é bege quente, bege neutro, castanho dourado, castanho escuro ou azeitona.

2. Outono Suave – Os olhos são castanho claro, avelã, azul ou verde-acinzentado. O cabelo é loiro dourado, castanho ou castanho-rato e pode ter madeixas loiras ou vermelhas. A pele é branca, bege neutro, bege quente ou castanho dourado.

3. Outono Quente – Os olhos são castanhos, verde-azeitona, avelã ou topázio. O cabelo é castanho dourado, ruivo, ameixa, loiro rosado ou loiro dourado. A pele é dourada, castanho dourado, bege dourado, branca ou bege quente.

Tipos de Inverno

1. Inverno Profundo – Os olhos são pretos, castanho escuro ou avelã. O cabelo é castanho escuro, castanho, cinza ou grisalho. A pele é preta, bege, castanha escura ou azeitona.

2. Inverno Puro – Os olhos são azuis, avelã, violeta ou verdes. O cabelo é preto, castanho ou castanho escuro. A pele é preta, castanha, bege neutro, azeitona pálida ou branco-leite.

3. Inverno Frio – Os olhos são cor de carvão, azuis, violeta ou castanho escuro. O cabelo é preto azulado, prata ou grisalho, sem tons arruivados. A pele é castanha, azeitona ou bege neutro.

Agora, peguem nas vossas cores e sejam felizes! Eu sou Outono Profundo, e vocês?

Artigo feito a partir daqui e daqui.

11 comments on “As quatro estações e a beleza”

  1. Aline: É verdade, experimentamos sempre o que gostamos e vemos se fica bem 😛 Pelo menos assim temos trabalho poupado nas compras e nas aventuras com maquilhagem 😛

    Beijinho

  2. Paula: Ainda bem que gostas 😀 Sim, cá há Boticário! ^^ Só que há coisas que são lançadas aí e não aparecem cá 🙁 No caso da linha Capricho é por ser de uma revista daí que não existe cá :'(

    Beijinho

  3. Primavera Pura =)

    Olha Guida, foste enganada! As piscinas estavam abertas e cheias, pelo menos no domingo à tarde =) *

    Combinamos qualquer coisinha para a próxima. Não levei carro e eu não fiquei bem em Mação, mas foi lá perto, naquelas aldeias 'piquenas'

  4. MiaLuaa: Não fui enganada, as piscinas abriram só no sábado 🙁 Como estava um tempo meio ranhoso, nem passei por lá! Bem, eu tenho casa mesmo na vila 😛

    Mikaka: Thanks 😀

    Beijinho

  5. Que legal!! Assim como você sou outono profundo!

    7 anos usando aparelho??? Nossa, a previsão que meu dentista deu foi de 2 anos e meio e já achei muito!! Ainda não faz 1 ano que uso mas já mudou bastante.

    Bjosss

  6. 'Plas minhas contas também sou Outono Profundo tal como tu! =) Mas gosto mesmo é de usar as cores que me apetece, mesmo que me fiquem malérrimo 😛

    As coisas que tu sabes Guida…!

    *

  7. Lillipops: Foi o que pensei quando li as duas fontes que usei para fazer o post! 😉

    Patrícia: Pois claro 😀 Curiosamente, as cores que mais uso não fogem muito ao esquema… :

    Beijinho

Deixar uma resposta