Esta é a minha Nina há um ano atrás

O melhor amigo do Homem é o cão. Para quem não gosta de cães, há sempre o gato. Seja qual for o nosso animal de estimação, o bicho que nos faz companhia e nos recebe sempre com mimos, devemos tratar dele como merece: bem, muito bem. Os nossos amigos têm que receber sempre tratamento VIP. E isso inclui, entre outras coisas, assegurar que andam sempre bem de saúde e sem alergias e esse tipo de coisas.

Quem tem cães e gatos sabe o que é andar à caça à pulga, principalmente quanto o tempo aquece e levamos os bichos a passear para os campos e relvados. Temos sempre que aplicar anti-pulgas sob a forma de gotinhas, e o ideal seria mesmo andarem com aquelas coleiras mal-cheirosas que os veterinários recomendam. Coleiras mal-cheirosas? Ao pescoço da minha Nina? Nem pensar. Não condiz com a coleira de cabedal às flores. No entanto, a bichinha é flor de estufa e qualquer picada de insecto pode deixar-lhe a pele cheia de feridas e alergias. Existem borrifadores de substâncias próprias para tratar as alergias, mas por que não prevenir em vez de remediar?

Neste tutorial da Craftzine, aprendemos a fazer um repelente de pulgas que tanto serve para cães como para gatos. Como eu sei que nem tod@s @s leitor@s entendem de Inglês, eu explico como se faz.

Material

– Um borrifador pequeno (conseguem encontrá-lo nos supermercados, lojas de chineses e por aí fora)
– 2 Copos de água
– 2 Colheres de chá de Hamamelis sem álcool (encontram em ervanárias ou lojas de produtos naturais)
– 1 Limão grande às fatias
– 1 Mão cheia de raminhos de lavanda fresca ou 1 colher de chá de lavanda seca
– 1 Panelinha

Preparação

1. Metam tudo na panela menos o Hamamelis.
2. Levem ao lume por meia hora. Deixem a panela a arrefecer. A água deve ficar com um tom lilás e libertar um cheiro cítrico, do limão.
3. Quando o líquido estiver frio, coem e deitem a lavanda e o limão fora.
4. Juntem então o Hamamelis, misturem e deitem tudo no borrifador. Para decorar, podem colocar um ou dois raminhos de lavanda ao borrifador.
5. Podem utilizar o vosso repelente, com o cuidado de o meterem no frigorífico depois de cada utilização. Apliquem-no no lombo dos vossos bichinhos e massagem bem no pêlo. Se virem pulgas a aparecer, matem-nas! Repitam o procedimento quantas vezes acharem necessárias.

Alguns bichinhos podem ficar assustados com o borrifador, e penso que os gatos não gostam muito do cheiro da lavanda. É uma questão de terem cuidado e serem meiguinhos! Se virem que o borrifador é muito traumatizante, optem antes por um frasco e apliquem à mão.
Nos dias de grande calor, borrifar este líquido pode ser muito bom também para nós, pessoas. Não é por causa das pulgas (embora possa ser útil no campismo, por exemplo) mas sim porque é bastante refrescante.

Experimentem e vão ver os vossos bichinhos mais limpos, cheirosos e felizes!

16 comments on “Os Bichos Também Não Gostam de Comichões

  1. Cá está mais uma vez a Super Guida em acção! És fantástica!

    Já agora, informo-te de que não tenho animais não por não gostar, mas por não ter paciência, disponibilidade e atenção para lhes dar. Estou a pensar arranjar mais uns peixinhos, mas morrem-me sempre tão depressa |=

  2. Empresária de Sucesso: Ai, as carraças :S Cada vez que vamos para a terra lá temos que estar atentos…

    Patrícia: Também gostava de ter mais tempo para os bichos, e espaço! E por que é que não arranjas um coelho em vez de peixes? 🙂

    Aline: 30ºC neste momento x_x Aí não está frio, de qualquer forma 🙂

    Marisa: Esta gosta dos miaus mas os miaus não gostam dela 🙁

    Super saldos: Olha, no Hospital dos Animais mostraram um persa com o pêlo todo estragado e tiveram mesmo que tosquiar o pobre bichinho 🙁 Eu seria incapaz de ter um persa voluntariamente! Para além dos cuidados que requer e que levam muito tempo, tê-los num país como o nosso é um crimezinho ;_; Eles deixam pelo menos que lhes molhes o pêlo no Verão?
    Atenção que esta receita não substitui as coisas do veterinário, só serve para complementar e aumentar a nossa eficácia na caça às pulgas!

    Beijinho

  3. Boa ideia. Eu tenho 3 cães e 2 gatos. Todos com muito pelo! Os cães no Verão vão para a tosquia, mas nos gatos não sou capaz de o fazer. No outro dia no café ouvi uma senhora dizer que o persa dela ia á tosquia, pois tadinho andava com muito calor. Eu cá não entendi como a senhora pode ter feito tal coisa ao gato! Os meus são persas, e nem os imagino sem o pelo!(eu acho que sem pelo ficava a pessoa que tentasse fazer tal coisa á minha gata…)
    Eu custumo comprar aqueles produtos próprios (que pouco ou nada fazem), mas agora vou esperimentar a tua ideia, que sabe dá mais resultado!

    Beijocas

  4. MiaLuaa: Sim, o borrifador só com água também anda cá por casa e nem o coelho se escapa 🙂 Até gosta! Assusta-se no início mas depois vê que o borrifador só faz bem 😉

    Babs: Com calma e calor embarcam 😛

    Beijinho

  5. Os meus são persas exoticos, ou seja, o pelo não é tao longo como os dos persas normais. Por isso não requer tantos cuidados, e o calor também não é tanto. Até porque a minha casa está sempre fresca, e quando a porta está aberta eles próprios metem-se onde o sol bate. Acho que também gostam do calor.

    Um dia destes ainda te vejo a anunciar que tens um novo morador ai em casa 🙂

    Há, não, eu não molho os meus gatos, e não me parece que eles me deixassem faze-lo =S

    Beijocas

  6. Super saldos: Ah, menos mal 😀 Eu não posso ter mais bichos porque os meus pais não deixam 🙁 Meter a Nina cá dentro já foi complicado, e agora ela nem sequer gosta de mim e os meus pais são os maiores defensores dela!

    Lumi: Yuck, o meu avô costumava trazer coleiras anti-pulgas para a Nina e cheiravam tãooo mal! O hamamelis não é assim tão difícil de encontrar 🙂

    Beijinho

  7. Guida!!
    Adoro post falando sobre cães, minha paixão!!!
    Suas dicas são ótimas, aqui é verão e pro meu tótó pegar pulgas é um pulo!!rsrs…eu uso essa coleira nele não tem cheiro ruim, talvez por meu ser grande em cães menores deve ser muito forte pra eles o cheiro!!
    Preciso achar o Hamamelis, aqui não sei se tem!!!

    Obrigada!!
    Mil beijocas!

Deixar uma resposta