Pela altura da Páscoa, adquiri umas galochas Hunter glossy pretas, lindas. São caras, eu sei, mas mesmo assim decidi que precisava de ter umas dado que as galochas pretas que tinha estavam a meter água. Galochas inúteis! Pensei que era preferível ponderar um investimento superior mas ter umas galochas que durassem para todo o sempre, visto que as Hunter tem óptima reputação neste aspecto.

Mal sonhava eu que, por serem mesmo de borracha, daí a pouco tempo iriam ficar todas esbranquiçadas. Foi uma grande desilusão, mas como não precisei de as calçar mais porque entretanto chegou o Verão, não voltei a ligar ao assunto até à semana passada, quando chegou a chuva.

Não podia ser a única pessoa a passar por isto! Fui em busca de soluções, mas só me apresentavam produtos caros para tratar das galochas. E soluções caseiras?

Descobri que a melhor opção era passar um algodão embebido em azeite pelas botas. Sim, azeite! Limpei as galochas com um pano húmido (não adiantou grande coisa) e depois tratei da parte do azeite. O problema não ficou totalmente resolvido na primeira passagem, mas da vez seguinte já fiquei satisfeita e desde então as botas estão quase como novas. Quase, porque onde há reentrâncias ainda há pequenas partes esbranquiçadas. Já averiguei como é que posso resolver o problema de vez e dizem que vinagre diluido em água resolve o problema. Não tenham medo de deixar as botas todas oleosas. Isso não acontece, garanto!

Temperar as botas? pelos vistos, neste caso, é mesmo a melhor solução.

P.S. – Melhor ainda que o azeite, são os sprays Cockpit. Experimentei por sugestão vossa nos comentários e fiquei fascinada: galochas brilhantes e sem vestígios de esbranquiçado por muito tempo! Não sejam esquisitos com as marcas, procurem na secção dos automóveis no supermercado e vão ver que há muitas opções. Até os sprays Cockpit de marca branca servem.

29 comments on “”

  1. Guida, sabes o q é q resulta mta bem? Cera de abelha – eu tenho um frasquinho transparente, da marca Redex – tb se usa para os carros. A minha irmã tb tem umas Hunter e trata-as com isso e ficam impec! 1º dás com a cera – embebes um paninho e passas nas botas todas; dps deixas secar um bom tempo (horas), e por fim passas tipo lustro com um pano seco. Ficam escorregadias e sedosas e n ficam esbranquiçadas!
    Bjs e boa sorte!

      • Compra-se no Corte Inglês Lx, na secção automóvel, ou numa estação de serviço daquelas q têm montes de coisas para os carros…aquilo é um frasco tubular, de aplicação em spray (tem q se sacudir 1º), é cera de abelha, o frasco é transparente com partes a vermelho e preto e tb diz “Cockpit”, ao alto. Da marca Redex.
        Bjs e espero q encontres!Caso contrário, diz!

        • Ah, então também deve haver no Continente, é a marca da Bala, já sei. Vou espreitar. Também já li que há quem utilize esse tipo de produto depois do azeite e que acaba por ter a mesma função que o tal spray protector UV xpto da Hunter.

          Beijinhos e, mais uma vez, obrigada pela dica 🙂

  2. Olá Guida,

    Obrigada pela dica! Vai ser realmente muito útil!

    Publiquei à pouco, a minha situação com as botas Hunter que adquiri. Acredita que ainda estou “abananada” quanto ao que aconteceu… mas enfim, nada a fazer. Aproveitei, para incluir o endereço desta tua dica no meu post. Se quiseres diz-me a tua opinião quanto à situação.. porque gosto de saber se as apreciadoras da marca Hunter também têm conhecimento deste tipo de imprevistos.

    http://omeuego-la.blogspot.pt/2012/10/o-que-acabou-por-ser-surpreendentemente.html

    beijinhos e obrigada!

    • Realmente não sabia de episódios como o teu! Ainda bem que partilhaste, especialmente a parte do apoio ao cliente. Ok, mesmo sem factura, deveriam ter substituido por um modelo igual ou pelo menos oferecer o mesmo valor noutros artigos. As minhas são as glossy pretas, tirando este problema do esbranquiçado estou satisfeitíssima com elas e até já estou preparada com umas Welly Socks para o Inverno!

      Beijinhos

Deixar uma resposta