Já há algum tempo que a Google anunciou que alguns dos seus serviços que (aparentemente) não foram tão bem sucedidos como o desejável passariam a estar indisponíveis. Um deles é o Google Friend Connect (ou Google Rede Social, a vulgar caixinha dos seguidores). Mas só para os blogues que não estão alojados no Blogger!

gfc

O mais certo é que no próximo dia 1 de Março o serviço desapareça mesmo e vocês já sabem como é que eu sou com as teorias da conspiração. Não acredito que seja justificável acabar com ele, cheira-me a tramóia:

  • Primeiro, por causa do alarido em torno do Google +, que no fim das contas se está a revelar um fiasco e assim têm de desviar atenções para lá de alguma forma;
  • Depois, porque considero que o Blogger perdeu muita qualidade em relação ao que já foi em tempos e os utilizadores apercebem-se e mudam de plataforma/servidor. Então, tomem lá disto para castigo.

Estou um pouco preocupada com este assunto. Não é pelas 900 e tal pessoas que marcam o número na caixinha, é porque não sei no que é que isto se vai traduzir em termos de actualizações para os leitores. Quero muito que toda a gente continue a ler a Guida da forma que lhe for mais cómoda.

Felizmente, consigo ter acesso aos dados de registo de todos os seguidores pelo GFC. Assim, talvez crie uma newsletter ou algo do género (alguém informado no assunto dá sugestões?) para que sejam gerados avisos por email. Como não quero incomodar ninguém, vou certificar-me também que estará disponível uma opção para anular a subscrição.

Entretanto, no meio desta transição, se têm Facebook sintam-se à vontade para gostar da Guida por lá!

8 comments on “”

  1. Se queres que te diga a verdade, acho que é uma real palhaçada, pois acredito que é algo que ajuda bastante em relação a um acompanhamento fácil dos seguidores e em termos de números também.
    Podia dizer que ai e tal não olho para números mas a realidade é que olho e muitas de nós também o fazem e não tendo eu o meu blog alojado no Blogger, quase que sinto que me espetam uma arma à cabeça e me dizem que se quero uma coisinha destas, tenho de mudar de poiso. E eu gosto do sítio onde estou, percebes?
    E para mais, se é algo não tem dado resultados (deixa-me rir), então tiravam de vez e não apenas a alguns que querem as coisas à sua maneira e termos.
    Está visto que não tarda e tenho de ter página de Facebook para ter as coisas como quero, que mudar para o Blogger com estes esquemas, me está efectivamente fora de questão.
    Beijinhos e sorry pelo comentário enorme 🙂

    • É isso que dizes! Aqui só não estou mais preocupada porque já me tinha precavido com a página do Facebook há muito tempo, mas não quero mesmo que quem segue pelo GFC fique sem actualizações. Mais uma vez, acho que vai sair o tiro pela culatra aos senhores do Google. Quero ver depois até que ponto é que conseguem o que pretendem. Também já criei uma página da Guida no Google+, mas sinceramente não vejo qual é a utilidade daquilo. Logo divulgo o link para quem quiser.

      Beijinho

  2. Por outro lado só estão a usar o google friend connect porque o blogger foi comprado pelo google e eles fizeram a integração.

    De qualquer das formas, tens muitas e melhores soluções, daí que o google friend connect nunca tenha tido sucesso fora do blogger por já estar lá integrado. Podes apostar mais nos seguidores via rss, o feedburner tem disponível uma formulário em que podemos deixar o mail e recebemos atualizações ao fim do dia com os novos posts, por exemplo. No feedburner podes fazer integração do teu rss com adwords, sempre é a possibilidade de mais uns “trocos”.
    Há no wordpress plugins para enviar notificação aos utilizadores registados, mas isso teria-se de converter um pouco o site para os registos. Outros funcionam um pouco como o formulário do feedburner mas são mais elegantes na captação do email. E tens sempre o mailchimp para uma newsletter, no wordpress tens um plugin que faz a integração na perfeição.

    Minha opinião pessoal seria de apostares no rss com ajuda do feedburner. E qualquer coisa, sabes onde me encontrar 😉

    • É bem verdade! Eu ainda sou do tempo em que não havia GFC e a blogosfera era feliz sem contadores e números. Já lá vão alguns aninhos!

      Eu disso dos feeds não preciso grande coisa, investiguei o suficiente para que ninguém ficasse para trás quando saí do Blogger. Sei que recebo newsletters todas pipis de alguns blogues, cor-de-rosa e com os fundos deles, essas mariquices. Com o feedburner consigo configurar algo com pinta de Guida?

      Logo já te aborreço com estas questões!

      Beijoca e muito obrigada pela disponibilidade para ajudar 😀

  3. Eu comecei com o meu blog no meio dessa confusão que acabaria com o google friend connect pelo que entendi só para wordpress, mas todo o blog que eu entrei tem uma página falando sobre isso, ainda não acabou, porque será? Acho que as pessoas não entenderam que era apenas para aqueles que não têm Blogger. mas todos que usam o wordpress já pode ter o google friend connect no blog.

    http://www.ficarbem.com/

Deixar uma resposta