DSCN1457

É verdade que ainda não somos enfermeiros, mas se tudo correr bem havemos de o ser um dia. Por isso, dadas as circunstâncias precárias em que se encontra a profissão, não podíamos deixar de marcar presença na manifestação dos enfermeiros que aconteceu ontem.

Enquanto futura enfermeira, preocupa-me ver que em vez de caminhar para o progresso se está a desvalorizar a Enfermagem: é a tal história da progressão das carreiras, eventualmente as condições de emprego e também o salário. O que o Ministério da Saúde faz é puro e simples desrespeito pela classe e para grandes males, grandes remédios: lá foram os enfermeiros e os estudantes de enfermagem de todo o país. Até do Minho!

DSCN1458

Consta que foi a maior manifestação de enfermeiros em Portugal, e a verdade é que foi mesmo muita gente: nós somos de Lisboa mas não íamos na frente da manifestação e, aliás, não consegui ver em momento algum onde começava o mar de gente. E quando olhava para trás? Pior um pouco. Dizem que éramos cerca de 15000 pessoas, mas a mim pareceu-me que havia mais gente. De qualquer forma, havia mais quem quisesse ir mas teve que ficar a assegurar os serviços mínimos ou a apresentar trabalhos.

DSCN1480

Do Ministério da Saúde ao Ministério das Finanças, gritámos bem alto para que todos ouvissem. Algo tem de mudar. Vamos ver o que sai das negociações.

Não me alongo mais, porque creio já estar tudo bem explicado no blogue do Doutor Enfermeiro.

TRANSLATION

Nursing March: We Have Been There

I won’t bother translating and explaining the entire situation (in fact, I’m in a hurry but really had to write this post), but just for you to know: Nursing in Portugal isn’t in a good situation.

So, this was the biggest nursing march EVER in Portugal. They say we were about 15000 people there, but I think we were more.
Let’s see what happens next.

Please let me know if you want to know more about this subject!

10 comments on “Manifestação: Nós Fomos”

  1. Não é que acredite que manifestações como estas (ou greves) possa mudar alguma coisa, mas boa sorte 🙂
    Ao menos alguém que fique a saber o vosso ponto de vista.
    Isto tá mau tá, ora são professores, ora enfermeiros, ora os proprietários dos equipamentos de diversão..
    Beijinhos

  2. Fizeste tu muito bem, quando foi a dos professores também lá estive. Não só como apoio mas também porque é muito provável que venha a ser a minha profissão.

    É uma pena que as exigências de cada classe profissional sejam distorcidas pela comunicação social de forma a parecerem caprichos. Ainda assim, lutar por um direito é das coisas mais bonitas de se viver em democracia.

  3. não sabia que és estudante de enfermagem! como enfermeira recem-licenciada gostaria imenso de ter ido (tal como fui no ano passado) mas infelizmente estava a trabalhar (a recibos verdes por isso não posso nem tem lógica fazer greve) mas acho que foi um sucesso e espero sinceramente que ajude em algo nas negociações! ainda bem que foste!!
    ***

  4. Marisa: Está tudo mal! Eu creio que esta manif ainda vai dar frutos. Cabe a quem está descontente lutar em vez de se ficar pelas queixas 🙂

    Raquel: Bolas, essa é outra, recibos verdes 🙁 Anda uma pessoa a estudar para isso. Vamos lá ver o que resulta daqui, ainda sou estudante de enfermagem mas estou bastante preocupada com o meu futuro e com os meus colegas. Boa sorte!

    Beijinho

  5. Sigo este blog há um tempo, gosto muito, é um cantinho bem simpático…mas a menina Guida agora até anda na universidade tem de deixar de escrever: A gente isto..a gente aquilo", que tal nós fomos? A não ser que fosse por brincadeira e eu não tenha alcançado…Não me leve a mal é só uma observação.

  6. Joana: Não vejo mal algum em escrever "a gente", nunca quis que o blogue fosse um espaço formal, pelo contrário. Obrigada pela sugestão, mas eu cá me encarrego com o português do meu sítio 😉

    Beijinho

Deixar uma resposta