1375821_10151636527280443_1651339769_n

Reza a lenda que uma das estrangeirices apetitosas mais cobiçadas é o mac & cheese. Falo por mim, até há relativamente pouco tempo não gostava de queijo nem com molho de tomate. Entretanto, descobri que derretido até marcha, e desde então tive certa curiosidade com este petisco guloso de que tanto falam os nossos amigos americanos. Contudo, só tinha confeccionado com sucesso a versão de plástico da Liberty. É deliciosa, mas tinha a certeza que conseguiria algo melhor se fizesse em casa. Mas nada saía bem, independentemente da receita que experimentasse. Até que a Chocopink mostrou fotografias de um mac & cheese com aspecto divinal e eu, cusca que sou, tive de ir a correr perguntar se havia receita!

Eu sei que a minha fotografia parece algo dos primórdios da fotografia digital, mas convenhamos que à hora da refeição, foi muita a sorte de ter pegado no telemóvel antes de atacar o jantar. Antigamente, antes de comer, rezava-se. Hoje em dia, fotografa-se a comida para mostrar nas redes sociais. Mesmo assim, está com óptimo aspecto.

É claro que há receita, e algumas de vós também quiseram saber dela. Agradeçamos à Tânia e à amiga, que me deram a receita e permitiram que a partilhasse! Digo-vos desde já que não tem nada que enganar, é mesmo muito simples de confeccionar e o sucesso é garantido. Para 6 pessoas, basta fazer o seguinte:

  • Cozam 1kg de massa de cotovelinhos.
  • Em simultâneo, dá para preparar o molho que se vai juntar à massa: num tacho ao lume, juntem 50g de margarina e 2 colheres de sopa de farinha. Quando a mistura ficar espessa e amarelada, adicionem 700ml de leite. É muito importante mexer continuamente para não formar grumos. Quando a mistura estiver a ferver, juntem queijo cheddar e parmesão a gosto (utilizámos 1 barrinha de cada, compradas no supermercado). Mistura-se tudo até o molho ficar homogéneo.
  • Deitem a massa cozida num tabuleiro e cubram com o molho de queijo.
  • Numa panela à parte, faz-se a mistura da cobertura: pão ralado, paprika, noz moscada e 1 ou 2 colheres de sopa de margarina. Quando estiver tudo envolvido, polvilha-se a massa com esta mistura. Dá para cobrir com bacon e queijo ralado a gosto.
  • Levem o tabuleiro ao forno a gratinar até a massa ficar tostada na superfície e… Enjoy!

É uma espécie de paraíso num pirex. Experimentem. A sério. Garanto-vos que não se arrependem!

13 comments on “Mac & Cheese à maneira”

  1. hmmm parece delicioso 😀 vou experimentar já este fim d semana! só uma dúvida: quando se faz a cobertura, vai ao lume ou não?(não consegui perceber, porque fala só em panela xD)

    thanks 🙂

Deixar uma resposta