Contei-vos aqui que tinha um kit de Alisamento Fructis para experimentar, e após ter lido uma série de relatos positivos de pessoas em quem confio, decidi seguir em frente pôr as mãos na massa. Ainda estou no início do teste e tenho coisas boas para vos contar, e é claro que posteriormente espero falar-vos do desenrolar desta minha experiência.

Para começar, e depois de tudo o que vos tenho contado sobre as minhas aventuras com o cabelo, não poderia avançar sem fazer um teste numa pequena madeixa. Eu sou pior que os miúdos, às vezes, tinha acabado de pintar o cabelo e não tive paciência para esperar uns dias. Assim, lá fiz o teste  e correu tudo bem. Estava na hora de aplicar o produto devidamente em todo o meu cabelo!

É importante referir que, na lavagem do cabelo, utilizei o champô e o condicionador Hidra Liso 72h, também da Fructis. Já os tinha utilizado anteriormente, sempre que pretendia alisar o cabelo, e notei que reduzem um pouco o frisado natural do cabelo.

Com o cabelo húmido, apliquei o passo 1 do kit, que é o Gel de Alisamento. É fluido o suficiente para que seja espalhado com facilidade por todo o cabelo, mas com uma certa consistência que não o deixa escorrer. Não cheira bem, cheira a enxofre por causa da cisteína que faz parte dos componentes, mas é suportável. Temos de deixar o produto actuar por 15 a 20 minutos. Depois, é hora de enxaguar o cabelo.

Por esta altura, o cheiro a enxofre desaparece quase completamente e o cabelo está super macio e nitidamente mais relaxado. Eis que se aplica o passo 2 do kit, que é o Cuidado Prolongador e Aperfeiçoador. Também é fácil de aplicar, tem a consistência de um condicionador. O cheiro é o típico dos produtos da Fructis, frutado e bastante agradável na minha opinião. A intenção é deixar o produto actuar por cerca de 10 minutos. O enxague é opcional, sendo que a recomendação é que quem tem cabelos mais espessos não o faça. Segui a recomendação e passei à fase seguinte, que é o passo de magia neste tratamento de alisamento: sequei o cabelo com o secador, sem escova, e depois alisei-o com o ferro. 

O resultado é o que podem ver na primeira foto do post: cabelo liso e sem jeitos. Em circunstâncias normais, ao fim de meia hora o meu cabelo teria ganho alguma ondulação e volume, especialmente na raiz. Com o kit de Alisamento Fructis, isso não aconteceu e o cabelo manteve-se perfeito todo o dia. E foi muito mais fácil alisá-lo! Demorei cerca de 1/3 do tempo normal (a contar pelos tracinhos do tempo de utilização do ferro) para conseguir este resultado.

Porém, houve um pequeno problema que não tinha acontecido no teste da madeixa e parece-me importante referir: arrependi-me de não ter enxaguado o cabelo depois do passo 2, porque o produto não foi totalmente absorvido nalgumas secções do cabelo e passado umas horas comecei a sentir um certo ardor no couro cabeludo.

Assim que cheguei a casa, lavei a cabeça normalmente e ficou tudo bem, não há quaisquer sinais de alergia ou irritação. Desta feita, já pude apurar mais conclusões acerca do kit. A ondulação natural do meu cabelo não desapareceu, felizmente (até porque a intenção do kit de Alisamento Fructis não é alisar o cabelo mas facilitar o processo de alisamento em casa), mas o cabelo continuou nitidamente relaxado e muito macio. Deixei que, desta vez, secasse ao natural e só depois é que o alisei com o ferro. Mais uma vez, demorei muito menos tempo do que era costume para atingir resultados perfeitos. Não utilizei qualquer produto anti-frizz. Já me submeti ao vapor típico da cozinha, e o meu cabelo está intacto. 

Com certeza, irei recorrer a este produto muitas vezes, especialmente no Inverno. Quem o inventou merece um prémio especial de corrida, porque esta é a solução para muitos cabelos rebeldes indomáveis. Considero que compensa os cerca de 15€ que custa no supermercado e parece-me que em breve vou ter de o dar a experimentar à minha mãe, que tem o cabelo muito mais espesso e frisado que o meu (mas estando ainda dentro dos tipos de cabelo que podem utilizar o produto) e cuja tarefa de o esticar sobra para mim. Será um alívio!

12 comments on “”

  1. Sempre que vejo posts de bloggers com este produto fico sempre com a mesma dúvida… Mas, aquela embalagem da primeira foto (mais pequenina, tipo usada uma vez) qual é a diferença para o shampoo e condicionador de tamanho normal? Usa-se o kit (as embalagens mais pequenina) uma vez e depois durante as lavagens normais usa-se esses produtos normais para ajudar a alisar?

    Obrigada. Beijinhos

    • A diferença é que os produtos do kit vão actuar no relaxamento do cabelo, especialmente o primeiro passo, que ainda por cima não cheira naaada bem. É suposto serem utilizados depois da lavagem. Depois de utilizarmos o kit, continuamos com a nossa rotina normal de lavagem de cabelos e aconselha-se de champô e condicionador para cabelos lisos 🙂

      Espero ter ajudado!

      Beijinho

  2. Já ando com este debaixo de olho mas estava com receio por ter o cabelo fino. Já que ele anda “nem carne,nem peixe” acho que vou mesmo experimentar.
    beejus
    (quando é que vens ao nuórte moça?)
    *Senra

    Usado reciclado/facebook
    usadorecicladofashion.blosgpot.pt

  3. O resultado é bonito mas… como o descoloraste, o teu cabelo não sofreu corte químico com esse alisamento? É que nessa foto tens as pontas um cadito estragadas e lembro-me de teres falado que a descoloração tb deu cabo do teu cabelo :/

    • Peço desculpa por só responder agora! Bem, não creio que o alisamento tenha contribuído para os danos do meu cabelo, mas também não ajudou à sua recuperação. Se eu soubesse o que sei hoje, não teria feito aquela asneirada toda. Ou, pelo menos, tinha cortado o cabelo bem curto nessa altura em vez de fazer tristes figuras de cabelo estragado. Andei com pontas (vá, cabelo!) miseráveis até ao Verão passado :'( Pela altura da Páscoa, ajudei uma prima a aplicar o mesmo produto. Ela tem madeixas em todo o cabelo e não ficou com ele danificado, de forma alguma 🙂

      Beijinhos

Deixar uma resposta