Limpeza da Casa – O que usar

Hoje vou dar uma de Guida Isaura e falar-vos das minhas preferências na hora de limpar a casa.

Não é um assunto com muito glamour, mas é necessário. Especialmente para quem se vê agora a braços com domicílio próprio, longe dos pais e sem saber muito bem o que é necessário para deixar a casa num brinquinho.

Depois, serei a única a gostar de ler opiniões alheias sobre produtos e maneiras de manter a home sweet home impecável?

Malta jovem, ponham o dedo no ar! Vamos por partes.

Faxina Geral

Comecemos pela parte mais básica que até os miúdos podem fazer, que é limpar as poeiras e vidros.

  • Gosto de usar um spray para o pó e outro para os equipamentos electrónicos, mas não sou esquisita com marcas.
  • O limpa-vidros também é importante e também não sou esquisita com marcas. Há quem use um jornal para esta tarefa, eu prefiro utilizar papel de cozinha.

Não se esqueçam, também, de varrer e aspirar tudo!

Serviço de Lavandaria

Ahhh, como é bom o cheirinho a roupa lavada! Mas e o caminho entre colocar tudo na máquina e sair de lá sem acidentes? Pois. Antes de passar aos produtos, é isto:

  • Há que separar a roupa nestas categorias: escuras, claras, coloridas e malhas/peças delicadas.
  • Dentro do possível, baixem as rotações e temperatura ao mínimo necessário.
  • Se vão lavar malhas, nada de centrifugação. Nem calor!
  • Dúvidas: nada como ir ao Google ou perguntar aos progenitores.

lavar roupa detergente melhor oxi lidl aldi pingo doce persil vernel toalhitas desbotar

Nos produtos que têm de ter, para mim é isto:

  • Detergente para lãs e roupas delicadas. O Ultra do Pingo Doce tem uma óptima relação qualidade/preço.
  • Toalhitas de absorção de cor. Acreditem que isto é essencial! Prefiro as do Aldi, mas quaisquer umas servem.
  • Oxi action. Mais uma vez, não sou esquisita com marcas nem formatos, embora acabe por trazer quase sempre o Ultra do Pingo Doce.
  • Detergente. Prefiro líquido concentrado. Mas o predilecto é mesmo o Persil de Alfazema. Quando não o encontro em promoção trago o Formil para roupas delicadas do Lidl, que também é óptimo.
  • Amaciador. Mais uma vez, concentrado é melhor. O meu preferido é o Vernel de Orquídea Dourada e Óleo de Magnólia, mas não desgosto do Quanto Rubi e Pétalas de Jasmim. Dica de amiga: fujam de todos os que dizem “colónia de bebé”, que cheiram a tudo menos coisas boas.

Cozinha & Loiça

Esta é a parte mais abominável para mim, logo a seguir a passar a ferro. Mãos e gorduras são uma coisa que não combina! Sempre que possível, usem luvas de borracha.

Abro aqui um parêntesis para fazer um desabafo: adorava ter máquina de lavar a loiça, mas falta o sítio para a colocar. Pois. Existe um buraco para ela, com um degrau que tem de ser abatido. Havemos de lá chegar.

limpeza cozinha loiça alumix sanytol fairy mistolin

  • Detergente da loiça, para mim, só há um: Fairy Platinum. O resto é dinheiro mal gasto.
  • Limpa-alumínios para lavar panelas e metais no geral, Alumix é indispensável. Vão ver que fica tudo como novo sem esforço! Com este, não se esqueçam mesmo de usar luvas.
  • Para remover gorduras, incluindo na limpeza do fogão e forno, não dispenso Mistolin.
  • Bancadas, paredes, portas e o tabuleiro da Teresa são limpos com o spray multi-usos Sanytol. Cheira bem, é seguro e não troco.
  • Para o chão, utilizo o mesmo que no restante pavimento da casa: detergente desinfectante Sanytol ou o Limpazul d’As Três Bruxas. Ambos cheiram bem, limpam e desinfectam.
  • Pontualmente, também uso lixívia em casos mais extremos. Não sou esquisita com marcas, desde que seja sem salpicos.

Limpeza do WC

Esta é a divisão da casa que me faz pensar seriamente em comprar uma máquina de vapor a jacto. Enquanto não acontece, faço o melhor que posso com o que tenho ao dispor!

cif creme wc power shine detergente limpeza

  • Lixívia em gel. Em primeiro lugar, muita lixívia borrifada em tudo, a actuar por um bocadinho.
  • Depois de se dar uma bela esfrega e enxaguar, gosto de borrifar as loiças com Cif Power & Shine, passar o pano e enxaguar.
  • O Cif Creme ajuda a limpar o resto, e é milagroso.
  • Na sanita, gosto ainda de colocar abrasivo sanitário por um bocadinho.

Espero que este post tenha servido para ajudar alguém. Têm outras preferências? Contem-me tudo!

Comments

  1. Inês Torres says:

    Boa noite. Obrigada pelas dicas. Onde posso encontrar o alumix?
    Desde já agradeço a atenção.

    1. Guida says:

      Eu costumo encontrar em drogarias, lojas chinesas, AKI, … 🙂 No chinês é onde sai mais barato, +- 2€/frasco e dura uma eternidade. Reforço a importância de usar luvas quando se utiliza este produto! Beijinhos e boas limpezas (se é que isso é possível, ninguém gosta!).

  2. Helga says:

    A máquina da louça é a minha melhor amiga! E melhores detergentes? Pastilhas fairy sempre!!! Quanto a9 roupa sou bastante picuinhas e tenho um quase para cada tipo de roupa…em pó (que alterna entre skip lavanda e persil higiene e pureza) para roupa branca e roupa do trabalho do marido, detergente líquido para cores/ cores escuras (skip líquido ou woolite), detergente para lãs e claro detergente líquido para a roupa do Duarte. Quanto a amaciadores? Só Confort. Para mim são os melhores, então o de lima e lirios de água é maravilhoso. Quanto às outras coisas, partilho das tuas escolhas, apenas acrescento o vitroclen para a placa. É caro, mas vale mesmo muito a pena.

    1. Guida says:

      Nunca utilizei detergentes em pó para a roupa, fazem assim tanta diferença? Por aqui, ainda tenho um fogão à antiga, e tenciono substituir por um semelhante, mas vou guardar a dica do Vitroclen caso necessite futuramente 🙂 Obrigada pela partilha, beijinhos.

      1. Helga silva says:

        Os detergentes em pó fazem especial diferença em roupa extremamente suja e que tem de ser lavada a altas temperaturas. O meu marido é mecânico, aprendi isto por tentativa erro

        1. Guida says:

          Não sabia! Também, ainda não necessitei de grandes cuidados com excepção feita à roupa suja (comida e cocós) da Teresa, e mesmo esses saíram bem a alta temperatura com os detergentes do costume. Mas vou ter isso em conta futuramente! Beijinhos

  3. Vanessa says:

    Sou fã do Ariel para a roupa e o confort azul! De resto uso tudo igual só no chão uso o Ajax azul bebe com uma gota de léxivia ! Gostos para tudo! Obrigado pelas dicas! Quando apanhar em promoção vou usar os seus detergentes da roupa!

    1. Guida says:

      Nunca experimentei o Ariel, mas também vou estar atenta às promoções. Obrigada pela confiança 🙂 Beijinhos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *