Haja Força

frases motivação desporto exercício físico dieta emagrecimento

Não só de vontade, mas também da outra.

Isto de querer ser uma pessoa mais saudável e activa tem muito que se lhe diga.

Decidi que queria correr.

Há muito tempo, há tempo de mais. É muito motivante ver as conquistas alheias, autênticos cachalotes humanos que se transformam em sereias, estados de saúde que melhoram drasticamente com a prática regular de exercício físico… É comovente ver o que se consegue com a determinação, e se os outros conseguem, que me falta a mim?

Tinha os recursos mínimos para embarcar nesta mudança fantástica de estilo de vida: não foi preciso gastar em apetrechos nem ginásios, que quaisquer ténis bastam e o país é rico em espaços minimamente compostos para a prática de exercícios exteriores, para além de que o melhor é aproveitar a juventude, quando as engenhocas do nosso corpo ainda funcionam em pleno, para apostar neste investimento a longo prazo.

Daí à prática, bom, faltava não sei o quê.

Só ontem é que me deu a tal pancada que é preciso para começar.

Não sei se foi a avalanche de vídeos de mudanças radicais com que me tenho deparado ultimamente, se os regimes alimentares interessantes (ou não) que tenho conhecido, se o facto de ter de me deslocar rapidamente a um local e não ter a menor paciência para esperar por autocarros que àquela hora eram coisa escassa pela zona. Quando dei por mim, estava de ténis calçados e com trajes pouco apelativos mas propícios à prática desportiva. E lá fui eu.

Ao princípio, mesmo, mesmo, ao princípio, pareceu fácil de mais.

Ena ‘pá, ainda sei correr, olhem para mim a ir vila abaixo de tal forma que até o Bolt ficaria invejoso. Nem dois minutos depois, achei que ia cair para o lado. Não foi um bom começo. Estou tão enferrujada, tão podre, que não consigo correr, seja a que velocidade for, por muito mais de um minuto.

Ok, vamos mudar de estratégia. Levava comigo o mp3, e decidi que ia correr música sim, música não. Missão falhada, pois claro, que os timings tramaram-me logo à partida. Eu não sou pessoa de desistir facilmente, mas tenho de reconhecer alguns limites, estabelecer prioridades e decidir o que é ou não razoável.

Por ora, pareceu-me sensato não abusar nem ficar desiludida. Consegui fazer 2,5km em menos de meia hora, entre corrida e caminhada. Não foi muito, mas foi muito mais do que o habitual para mim nos últimos anos. Senti-me toda partidinha, e pensei cá para mim que se me desse o piripaque, estava no sítio certo (visto que, por acaso, o meu destino era um estabelecimento de saúde).

frases motivação desporto exercício físico dieta emagrecimento

Mandem-me andar, que eu ando durante muito tempo sem me queixar.

Correr, correr é outra história! Pareço uma pata-choca e nunca gostei deste tipo de actividades, sempre fui a pior aluna a Educação Física, mas a verdade é que sinto certa falta delas. A idade não perdoa, e já lá vão cinco anos desde que terminei essas miseráveis aulas. Não quero envelhecer a lamentar-me pelos maus hábitos que fui adoptando e pelas suas consequências na minha saúde, e é agora que tenho de intervir por um futuro melhor.

Posso não fazer grandes proezas do exercício, mas com certeza melhorarei e farei sempre mais do que na vez anterior. Não tenho grandes ambições no que toca aos objectivos porque, tal como disse, o que importa é mudar para melhor e fazer mais do que ontem. Se isto servir para mandar uns quilos ao ar (não mais que cinco), também não me queixo.

Assim sendo, apesar da sensação de tortura, vou continuar a exercitar este corpinho de lontra que fui alimentando ao longo dos tempos. Fiquei com vontade de fazer mais, e preciso muito. Sinto que hoje até vou dormir melhor, e com menos stress. E, já sabem, vou partilhando por aqui o que achar relevante.

Se tiverem por aí dicas úteis ou se passaram pelo mesmo, gostava muito de ouvir o que têm para me dizer sobre o assunto. Se estão por aí parad@s e à espera que as galinhas ganhem dentes para mudar de vida, desafio-vos a vestirem roupa confortável, calçar os ténis e ir para a rua correr. Sem grandes expectativas.

Se vos apetecer ir agora, vão agora. Se for às cinco da manhã, vão na mesma. Vão, simplesmente, vão andando e correndo, que os passos de hoje transformam-se em quilómetros amanhã e mesmo que façam pouca coisa, vão ver que no fim é gratificante.

Comments

  1. Joana Arêde Cotovio Make Up says:

    Olha que eu ando a procura de uma companheira de caminhadas aqui pla zona, correr comigo num da… eu não consigo XD morro plo caminho e depois ias ter de juntar peças. Mas ando muitas vezes 3kms 4kms ali em baixo no parque, mas sozinha mesmo com musica nheeeeeeeeeee

    1. Bom, metam-me a andar todo o dia no parque, que eu faço na boa. Correr, é mais complicado mas tem de ser. Há uns anos, a andar, chegava a fazer 4 vezes por dia o percurso casa-liceu. Quase 3km de cada vez. O objectivo agora é fazer esse percurso a correr, sem paragens 😛

      1. Joana Arêde Cotovio Make Up says:

        nop, esquece estou desaconselhada a correr sob pena de lesões.

  2. Sílvia says:

    Bem, eu só posso dizer que o que custa é começar. Era a maior podre à face da terra para fazer exercício, odiava as aulas de educação física, mas decidi regressar ao ginásio e a verdade é que quando não vou sinto uma falta enorme, pareço os ressacados quando não têm a droga. Faz-me bem ao corpo,mas principalmente à alma. Claro que no início tinha dores que não lembram a ninguém, ficava podre depois de cinco minutos e há coisas que ainda não faço, mas com o tempo e vontadinha tudo se consegue 🙂 Por isso, força nas canetas que consegues. Não precisas de conseguir tudo de uma vez, uns minutos hoje, mais uns quantos amanhã e daqui a um mês estás pró 🙂

    1. Muito obrigada pela força! 🙂 Ando a convencer-me a ir para a piscina, precisamente por saber que dentro de água me sinto muito bem, mesmo sendo péssima nadadora.

      Beijinhos

  3. Cátia Prazeres says:

    Estou a fazer isto em casa. Experimenta!

    1. Muito obrigada pela dica 😀

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *