Papas

Há dois dias, a Patrícia falou das papas de farinha Maizena no blogue dela. Assim, e porque pensei que já estava na hora de escrever sobre as papas que se comem cá em casa e muita gente pensa que algumas delas estão extintas, cá estou eu com a Maizena, a Farinha Predilecta e a Farinha 33.
É uma grande tristeza saber que a maior parte das pessoas da minha idade só conhece Milupas e Cerelacs e essas papas mais comuns que por aí andam e que comemos quando éramos pequenos. Se lhes falar em Predilecta ou 33, fazem caretas feias típicas de quem não está a par do assunto comentado. Sim, a minha avó dava-me Farinha 33 quando era pequena!

E que histórias são estas das papas perdidas?
Comecemos pela mais conhecida e talvez a mais gostosa: a Maizena. Sabe a leite creme! Já devem ter visto o reclame que passa agora na televisão, que promete que esta farinha deixa os bolos maiores e mais fofos. Aqui, como-a quentinha (fria não presta! fica rija, mais ou menos como se fosse gelatina…).
Já a Farinha 33 sabe a chocolate e é tão boa feita em papa como misturada no leite quente, com um nadinha de açúcar se for necessário.
Por último, temos a Farinha Predilecta que, ironicamente, é a que menos gosto destas três papas. Mas não deixa de ser boa! Sabe-me a cereais triturados e parece-me que é melhor diluída no leite do que em papa.

Como Fazer Papa de Farinha Maizena?

É como a Patrícia disse aqui. Ferve-se leite com uma casquinha de limão, baixar o lume quando o leite estiver a ferver e juntar a Maizena e um pouquinho de açúcar, mexendo sempre, como se estivessemos a fazer leite creme. Convém ir adicionando às mijinhas, a menos que queiram ter massa consistente no final! A vossa papa deverá ter um aspecto cremoso.

Como Fazer Papa de Farinha 33?

Bem, não vou falar só da papa, mas é por aí que começo.
Ferve-se o leite e vai-se juntando a farinha, mexendo sempre. Também podemos juntar a bela da casquinha de limão e algum açúcar. Amantes do chocolate, esta é uma boa papa para vocês!
Em alternativa, dá para diluir a Farinha 33 em leite quente ou frio, café ou água quente. Uso duas ou três colheres de sopa por caneca!

Como Fazer Papa de Farinha Predilecta?

Pode ferver-se o leite e juntar a farinha, mexendo sempre e juntando algum açúcar (acho esta papa um pouco enjoativa!) ou, em alternativa, diluir duas colheres de sopa de Farinha Predilecta num copo de leite, quente ou frio.

Ah, já me perguntaram várias vezes onde é que compro as farinhas. Existem em alguns mercados Mini-Preço (na minha terra, em Mação, existe!) e no Intermarché. Para quem vive no Alentejo, na zona de Santo André/Sines, também já as encontrei à venda na Petrocoop (ah, como amo este mercado!). Se alguém souber de mais sítios, agradecia que divulgassem!

27 comments on “Farinhas & Papas”

  1. Oi!! Como eu amo ainda a farinha Maizena e a Farinha 33… Isto lembra-me a minha infancia e a minha querida avó…

    Actualmente tenho que restringir a ingestão destas belas e gulosas papas, porque os anos não perdoam e porque estas 9000 saborosas calorias vão directamente para as minhas ancas…hehehe

    Mas que lá tenho saudades tenho!!

    Beijoca

  2. Sou pouco mais velha q tu e tenho 1 pacotinho de maisena e de 33 ali no armário (confesso que já à algum tempo).
    Uso maisena p/alguns cozinhados, para fazer molhos mas a 33 é só mesmo p/papa! No Inverno é bom!

  3. Este post é amoroso, já pra começar! E essas papas têm um ar vintage tão delicioso. Confesso-me culpada, só conheço a Maizena e não faço papas com ela, uso às vezes em bolos.

    Mas gosto de papas e agradeço muito as receitas porque vou mesmo experimentar, pelo menos a de Maizena.

    A Maizena vende-se em todos os supermercados. As outras, nunca vi em lado nenhum ou nunca reparei.

    Clap clap para o novo cabeçalho, estou deliciada 🙂

    Beijinho, bom fim-de-semana

  4. so conheço a maizena k é taooooooo boa e alem disso da p fazer umas brincadeiras msm fixes, farinha mais agua em cima da mesa e brincarr, pk a farinha volta smp ao msm formato, eu brincava assim no colegio, ahahah 😛

  5. “Eu ainda sou do tempo”…
    É verdade, eu comi muita farinha 33 e outra da mesma época que, além de ser muito boa, trazia prémios dentro da embalagem.
    Era a farinha Amparo! Daí que ainda hoje se diz dos tipos que conduzem mal, que lhes saiu a carta na farinha Amparo eheheh.
    Depois juntavam-se as embalagens, entregavam-se na mercearia, escolhia-se um prémio que constava de uma lista e passado algum tempo (para uma criança da província que só via porcos e galinhas, era uma eternidade), lá vinha um brinquedo ou uma terrina, para a mãe.
    Lembro-me de ter ganho uma “gaita de beiços”, como se chamava no minha terra (no Ribatejo) a uma harmónica.
    Beijinho

    Contei a história aqui (http://diadecao19.blogspot.com/2009/04/de-poupancas-guida-e-que-sabe.html) mas nunca mais lá foste…

  6. nunca gostei de papas tanto dessas como as cerelacs ou as milupas foi coisa k nunca me agradou. mas conheço mt boa gente k apesar de adulta adora essas papas.
    so gosta era da banana esmagada misturada km iogurte e km a bolacha maria tb bem partidinha e dps o sumo de laranja como toque final isso sim era uma papa a serio 😉

    beijinho e bom fim de semana

  7. Pois, eu gosto mais de ser eu a mastigar o que como ;D

    Desculpa ser chato, mas com este “papel de parede” é muito difícil ler

    Bjs.

  8. Tenho me esquecido de falar à minha mãe nessas outras que falaste, a Predilecta e a 33. São me completamente desconhecidas… 😛
    Foi bom chegar a casa abrir este mundinho, vir ao teu blog e pensar: “Que bela ideia para agora!” – estou desde Sábado às 9 da manhã sem dormir. Trabalho – Noitada – Trabalho (directissima). Imaginas como me sinto podre, não?
    Já agora, e por curiosidade, costumas passar férias cá em Santo André é?

    Beijinho*

  9. Ah, agora é que li aí num comentário, a ‘Pensal’, também gosto muito, mas diluida no leite. Em papa não me lembro de alguma vez ter experimentado. =)

  10. Vim só dizer que hoje lanchei papa de Maizena, huuuumm, que bem que me soube! Parece que a Maizena e o leite-creme são mesmo parentes! 😛

  11. Comer maizena em papa? Não conhecia essa 😀 e não sou muito mais nova que tu.
    Sou da geração dos cerelac, nestum e afins.
    Blog muito giro. Parabéns.

    Beijinhos

  12. Olá vim pesquisar como fazer papa Maizena e encontrei este blog pois eu já conhecia essas papas no outro dia vi a vender todas elas em Vila Nova de Mil fontes quando estive de férias e agora apeteceu-me voltar a comer eu como não gosto muito de leite de vaca fiz com leite de soja tive problemas pois coalhou rapidamente para a próxima vou tentar desfazer-la a parte e só depois adicionar. Boas papinhas 🙂

  13. Eu tenho 17 anos por isso já não comi nenhuma dessas papas (apesar de conhecer a maizena porque tenho em casa) mas o meu pai passa a vida a contar-me que quando era pequeno comia muita papa predilecta por isso decidi comprar no mini preço aqui onde moro, Benavente. Há coisa de 5 meses começaram a vende-la.

    • Pois, na minha terra qualquer uma delas existe no Mini Preço! Aqui em Lisboa não encontro. Gostas da Predilecta? Prefiro Maizena ou a 33, chocolate 😉 Olha que não sou muito mais velha que tu e comi-as todas 🙂

      Beijinho

Deixar uma resposta