No tempo dos nossos avós não havia acesso aos secadores (em muitos casos nem sequer havia electricidade em casa) nem aos ferros de alisar. Hoje temos tudo ao nosso alcance e em menos de três tempos conseguimos ter o cabelo tão esticado como uma nipónica. No entanto, sempre abominei secadores, não só porque adoro o meu cabelo encaracolado (de vez em quando gosto de o esticar para desenjoar) mas também porque o calor excessivo estraga o nosso cabelo de uma maneira irremediável. Meninas dos ferros de alisar, tenho razão ou não?

Face à dificuldade que as pessoas de cabeleira rebelde apresentavam em ter cabelos lisinhos, os nossos tios, avós e familiares mais velhos tiveram que descobrir uma solução satisfatória. E eu garanto que funciona!

Querem experimentar? Utilizem umas meias de vidro ou mousse velhas. Se forem collants, um tanto melhor, basta que cortem à medida de uma meia. Dêem um nó na ponta da vossa meia. Depois, penteiem o cabelo muito esticadinho (não é necessário, mas podem usar um creme de pentear) e apanhem-no, enrolando à volta da cabeça. Quanto menos jeitos derem ao cabelo, melhor. Assim que tiverem o cabelo todo apanhadinho, enfiem a meia na cabeça. Convém que durmam com ela, mas se não puder ser, deixem-na estar por pelo menos duas horas.

Como é lógico, e dependendo do grau de ondulação e do vosso tipo de cabelo, este método não vos vai dar o mesmo resultado que um brushing. Mas posso dizer que o meu cabelo fica muito menos ondulado, quase liso! Para completar, dá sempre para usar um ferro de alisar. Neste caso, será muito menos agressivo pois não tem que ficar tanto tempo em contacto com o cabelo.

Vamos lá poupar a electricidade e os nossos cabelos!

18 comments on “Esticar Cabelos como no Antigamente

  1. sou daquelas sortudas (ou n) que já tem o cabelo liso, até demais…como eu gostava d ter uns caracóis 😉
    nunca experimentei a tua dica, mas já ouvi dizer que antigamente pa o alisar até era c o ferro d engomar…cm s tivexe a passar roupa…realmente hoj temos td!
    bjinhu*

  2. Tenho "uma manta" de cabelo com caracóis, não muitos mas satisfatórios, não gosto de ferros de alisar e o secador só uso para dar volume, logo sou daquelas que gosta de manter os seus caracóis intactos, quase sempre, quando assim não é, apanho-o num "rabo de cavalo" ou solicito os trabalhos da minha mãe, para que esta me faça uma trança :p
    Um Beijo Guida*

  3. Ju: Bem, realmente ter cabelo liso deve dar muito mais jeito! Mas não troco de cabelo contigo 😛 Essa do ferro ainda hoje se faz e eu já fui maluca para experimentar…

    Renata: Opá! A minha mãe não consegue fazer-me tranças, só o meu primo (sim, o meu primo!). E volume? Bah, já o tenho 😛

    Beijinho

  4. eu tenho 3 secadores, um deles é o lissima, e dois ferros. O meu cabelo é muito ondulado, e eu detesto. Uso o lissima há cerca de 4 anos e só me arrependo de não o usar há mais tempo! Tenho o cabelo muito seco nas pontas, e quando seca ao natural fica a parecer palhadaço, desde que uso secador o meu cabelo tem muitooooo melhor aspecto, e dia sim dia não uso o secador e o ferro, e não tenho razao de queixa, acho que depende dos cabelos também. Quem me dera ter o cabelo liso, e não ter tanto trabalho com ele, mas é rara a pessoa que se contenta com o que tem…

    Hoje em dia já não me consigo ver com o cabelo ondulado e cheio de volume (coomo ele é), por isso digo sim aos secadores e ferros =P

    Beijocas

  5. Quase que diria que estás no gozo =D

    Olha Guida, também não preciso disso, o meu é liso liso. E ás vezes não é mais porque eu, tem dias, que sou uma preguiçosa e penteio-me só com os dedos xD [quando fico por casa (naqueles dias da preguiça mesmo)]

  6. Os meus cabelos perderam um pouco os caracóis… Ele é ligeiramente ondulado mas… Acho que foi porque a cabeleireira me tirou o escadeado que eu tinha… E assim um pouco mais direito eles não se revelam tanto!… Ando com saudades deles mas tenho medo de ir á cabeleireira e vir de lá com o cabelo demasiado curto!…

    Neste momento para o ter lisinho basta-me apanhá-lo e deixar o elástico um pouco solto para não ficar com a marca dele, hehehe!…

    Beijinhos ;P

  7. Realmente hoje em dia temos tudo ao nosso alcance. Nunca tinha ouvido falar do teu método, até porque todas as mulheres da minha familia têm o cabelo lisinho. Eu por sinal saio ao meu pai, caracóis e canudos é comigo. Quando pretendo fugir um pouco da rotina, uso um produto da Bed Head chamado Control Freak. Alisa, dá brilho e o melhor é que até protege o cabelo do secador ou do ferro, comprovado pelo meu cabeleireiro que assim que me sento na cadeira, primeiro faz o diagnóstico do estado do cabelo.
    De qualquer das formas, aprende-se muito com alguns métodos antigos, eu por exemplo continuo a recorrer ao azeite quando se trata de fazer a depilação.

    Continuação de boas dicas, o saber não ocupa espaço! 😉

  8. Super saldos: Nunca experimentei o Lissima, mas dizem muito bem dele. Quem sabe, um dia, se tiver que comprar um secador… Mas não me atrai assim tanto. E vivam os caracóis!

    MiaLuaa: Eu juro que não estou a brincar 😐 Quanto a preguiça e dedos, eu se não molhar o cabelo tenho que me pentear assim 😛

    Odalisca: O cabelo fica mesmo com muito menos ondulação! E o meu cabelo é mais rebelde que o teu 😛 Acho!

    Habitat-m: Sim, é sempre bom ter em conta estas coisas do tempo da Carochinha 😛 Olha, e era assim que o meu tio dava cabo dos caracóis… Antes de ser careca!

    Libelinha: É capaz de ser do escadeado, sim! Se o meu cabelo não estivesse escadeado com este comprimento, metade dos caracóis andavam escondidos 🙁 Às vezes as cabeleireiras são máaaas! Isso dos elásticos deixa-me o cabelo liso… Só na raiz! E é por isso que a meia de vidro é mais eficaz 😛

    Beijinho

  9. Até sou menina para experimentar isso 🙂 Claro que absolutamente escondida no quarto, não vou deixar q ngm me veja com uma meia enfiada na cabeça xD

  10. Cat: Meias enfiadas na cabeça, máscaras verdes na cara… Todo este tipo de coisas são perfeitas para quando estamos sozinhas em casa 😛 Se chegarem ladrões, fogem assustados! 😀

    Beijinho

Deixar uma resposta