Se há coisa que me fascina no mundo da maquilhagem, daquilo que posso usar, são aqueles visuais com sombras carregadas mas super bem esfumadas, por vezes a roçar o drag.

A título pessoal, acabo por nunca usar sombras muito esfumadas porque ainda não apanhei o jeito de fazer tudo direito, porque não atino com o meu formato de olhos e porque também gosto muito dos contornos da sombra definidos. No entanto, de há uns dias para cá, a coisa tem sido mais fácil e eu estou encantada.

Em primeiro lugar, este vídeo do Goss (digam lá que não casavam com ele!) fez milagres e deu um empurrão dos bons. Sempre me ensinaram a aplicar a sombra a esfumar primeiro no sítio a que muita gente chama “côncavo” e comigo não resultava. Assim, aplicando no canto externo da pálpebra é mais fácil.

Depois, hum, sem mais palavras, este pincel d’O Boticário. Só existe em Portugal há pouco tempo e juro que é o pincel mais especial da marca. Conseguimos aplicar logo a sombra como deve ser e esfumar em simultâneo, sem complicações.

Quem tem mais dicas para os esfumados?

[:en]

One of the things I love the most in the makeup world is smokey bold eyeshadows, though I end up not wearing them much because I still do not have the skills, because I cannot deal with my eye shape and because I also love defined eyeshadow looks.

A few days ago, things got easier on the smokey deal and I am just charmed.

First, this video Goss made (tell me you would not marry him!) has done miracles for me. I have always been taught to apply the eyeshadow I want to blend firstly on my crease and it would simply not work with me. Things work better the way Goss does.

Then, hum, this O Boticário brush. It is almost new in Europe and I swear it is the most speacil brush from the brand. You can easily apply and blend eyeshadow at the same time, without creating a makeup mess.

Are there any other tricks for perfect smokey eyes?

10 comments on “”

  1. eu, por acaso, já consigo fazer o esfumado razoavelmente bem, mas decidi ver o vídeo para ver se aprendia mais qualquer coisa. só não concordei com uma coisa que ele faz que é a aplicação da sombra: a mim ensinaram-me que devemos aplicar sempre no sentido “de fora para dentro” porque assim evitamos espalhar sombra fora da região do olho, como aconteceu, e é uma chatice porque depois temos de limpar e, ao limpar, estamos a tirar a base e todos os produtos que utilizámos antes.
    espero ter ajudado 🙂
    beijinhos *

  2. Eu tenho dois pincéis de esfumar, uma da Yves Rocher que é muito bom e um da ELF que também é muito bom. O primeiro eu uso para esfumados mais pequeninos, o outro uso para espalhar mais o que esfumei, fica menos pesado. Mas também demorei a acertar com a coisa =P

    • Também tenho o da YR e adoro! O que acontece é que os pincéis de esfumar normalmente são redondos e mesmo que façamos a aplicação de sombra com um pincel-lápis, depois torna-se difícil esfumar/esbater. Com este pincel d’O Boticário faço as duas coisas de uma vez só 🙂

      Beijinho

  3. Hum…seja qual for a cor que usemos na maquilhagem, começar por aplicar no tal “côncavo” uma cor castanho mate, uns quantos tons mais escuro que o nosso tom de pele? E para saber até onde ir, olhar de frente para o espelho, e ultrapassar a colocação de cor na dobrinha do olho em direcção à sobrancelha mas não mais que 1/3 do tamanho da pálpebra (se é que isto fez sentido a escrever). É tão mais fácil exemplificar ao vivo. Por isso é que esses vídeos são tão úteis. E praticar, com pincéis de pormenor, mais pequenos, por favor não utilizem vassouras nos olhos. Mesmo com olhos grandes. Lembrem-se que é mais fácil adicionar produto do que retirar, ou limpar.

    • Era mesmo da minha Marisa que eu precisava aqui! =) Olha, falando em pince’is (aqui nao ha’ acentos), sou uma mao pesada. Por isso, quanto mais fofinhos, melhor. E’ normal nao me entender muito bem ainda com o E30 da Sigma? O que aconselhas, para ale’m de praticar?

      Beijinho grande!

      • Fofinhos, sim, mas não demasiado “moles”. Têm que ser firmes q.b., não é para fazer festinhas! O E30 é um pincel de precisão, é normal precisares de prática para acertares com ele. Podes usá-lo no côncavo, mas eu finalizo com um do género do E25 ou E35. E se levares no pincel uma cor mais clara, também é uma boa técnica. Isto é, se usas um castanho escuro no côncavo, não passes logo para um pérola debaixo da sobrancelha. Joga com as cores intermédias (sempre mais clara que a anterior), à medida que vais subindo. Aprendi com a prática que é mais fácil assim.

        • Vou experimentar as dicas assim que tiver oportunidade! O problema dos outros dois pincéis é que acabo por: ou não conseguir esfumar, porque fui mão dura, ou esfumar de mais. Os dias deviam ter 48h para sobrar tempo para praticar estas coisas bonitas ;_;

          Beijinho

Deixar uma resposta