Cronograma Capilar

cronograma capilar beleza cabelos máscara como lavar rotina cabelos

O último ano foi duro para o meu cabelo.

Por mais cuidado que haja, já se sabe: a gravidez e o bailarico de hormonas que lhe é adjacente tem influência no estado do nosso cabelo.

Pela altura do parto, tinha uma juba de caracóis looonga e invejável. O cabelo ganhou brilho por si próprio, estava forte e lindo. Depois?

Depois, pensei que ia ficar careca e posso dizer-vos que só passados cerca de 8 meses é que a coisa começou a melhorar. Fiquei com entradas e só não foi pior porque, de qualquer forma, tenho cabelo para dar e vender.

O cabelo estava mesmo a necessitar de intervenções, foi por isso que falei com a minha Íris e em Março decidi que estava na altura de dar um corte valente e fazer um alisamento.

Não pesco assim tanto do assunto, mas não fiquei surpreendida quando a Íris me disse que o meu cabelo estava demasiado poroso. O meu cabelo, habitualmente forte e saudável, estava poroso. Sentia-se.

Por que é que não fazes aquilo do cronograma capilar? Olha que ia ser bom!

Sugeriu a Íris. E eu, sem saber muito do assunto, comprometi-me a ir ler e pôr em prática o ritual. Já tinha lido umas coisas aqui e ali, já tinha lido o post d’A Garota de Ipanema há muito tempo.

Até há grupos gigantes no Facebook sobre o assunto, é algo simples e eu nunca tinha dado grande atenção!

O cronograma capilar é uma rotina que pode ser adoptada por qualquer pessoa e que tanto ajuda a manter saudável o cabelo que está bom como a reparar aquele que está muito danificado.

Explicando de forma muito simples e resumida:

    • Existem três fases – hidratação, nutrição e reconstrução;
    • Durante cada uma destas três fases, devolve-se ao cabelo tudo o que ele vai perdendo no dia-a-dia, tanto naturalmente como através de processos químicos (colorações, descolorações, alisamentos, …);
    • Consoante a fase, devem escolher uma máscara diferente (entre outros produtos e rituais, se quiserem) com ingredientes adequados – assim, irão precisar de três máscaras, cada uma com características distintas;
    • O champô e condicionador podem ser sempre os mesmos;
    • Existem esquemas mais adequados a cada tipo de cabelo – encontram-nos muito facilmente, basta procurarem “cronograma capilar” no Google;
    • Devem passar pelo menos 48h entre as diferentes fases/lavagens;
  • É uma rotina para toda a vida.

Como referi, o que necessita de maior atenção são as máscaras que utilizamos, porque teremos de as escolher consoante os ingredientes que as compõem. De grosso modo:

  • Máscaras de hidratação – À partida, terão na sua composição coisas como Pantenol, vitamina A, proteína de trigo, mel.
  • Máscaras de nutrição – Regra geral, são as que contêm óleos. Argão, azeite, óleo de coco, por aí fora.
  • Máscaras de reconstrução – Nestas encontramos queratina.

Para complementar, existem sempre os séruns que podemos utilizar depois, protectores de calor, humidificadores, humectações, ampolas e toda uma série de procedimentos que dariam um manual sobre o assunto.

Não irei aqui falar de todos os esquemas disponíveis nem de produtos, mas poderei explicar futuramente o que tenho feito pelo meu cabelo nos últimos meses e que tem dado os melhores resultados!

Vale a pena lembrar que sou amadora, procurem sempre ajuda profissional em caso de dúvida, sim?


Related Posts

10 do Momento

10 do Momento

Há muito tempo que não publico um post destes. A bem da verdade, pouco publico ultimamente, não é? Não pode ser e tenho de ver se encarrilo de uma vez por todas. Já sei que é difícil acreditar, mas um dos motivos que levou a que […]

Testei – Avon Advance Techniques Absolute Perfection BB

Testei – Avon Advance Techniques Absolute Perfection BB

Há cerca de um mês, recém chegada das férias, recebi para experimentar a linha capilar Absolute Perfection BB da Avon. O conjunto, composto por champô, condicionador, máscara e bálsamo leave in, vinha mesmo a calhar e no melhor timing possível. Creio que toda a gente […]



4 thoughts on “Cronograma Capilar”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *