Margarida Canas
Fotografia por João Coelho

Sim, eu prometi que postava na sexta-feira e não postei, e vou continuar ausente nos próximos dias. Sabem que mais? Estou doente. E, aparentemente, estou de férias. Para não dizerem que eu fugi, e antes de me ir deitar, venho aqui responder a um desafio da Ana Rita, que consiste em partilhar convosco seis coisas aleatórias, linkar a pessoa que nos indicou, mostrar estas regras e indicar mais seis pessoas. Como eu sou do contra, não vou indicar ninguém mas convido quem quiser a responder a este meme.

1. Gelado

Ultimamente, ando com desejo de ir à Costa da Caparica comer um daqueles gelados enormes, bons, cheios de mariquices a decorá-lo e que deixam a carteira substancialmente mais leve, sabem? Bem que já me convidavam para um passeio vespertino na Costa…

2. Assertividade

Chamem-me os nomes que quiserem. Como sabem (e se não sabiam, passaram a saber), é nas férias da Páscoa que os alunos que terminam o Ensino Secundário vão naquilo a que chamamos viagens de finalistas, e que na maior parte dos casos, para mim, não passam de um eufemismo que quer dizer “semana em que apanhamos grandes tosgas, não fazemos rabo e fornicamos com qualquer coisa que se mexa e que poise no nosso leito”. Esta é a minha opinião, e visto que não houve opções de viagem decentes, como Paris, Londres ou Andorra, ou qualquer outro sítio onde se faça algo minimamente útil, decidi ficar em casa. Para apanhar bebedeiras e ter piscina à porta, mais valia ter ido para o Algarve, que saía bem mais barato!

Mas não querendo desviar-me da palavra chave – assertividade – que se traduz na capacidade de saber dizer “NÃO”, ponho-me a pensar e alongo-me em grandes diálogos com os meus botões sobre quantas alminhas infelizes é que vão sofrer e arrepender-se, seja de que forma for, lá nos belos destinos das viagens de finalistas, como Lloret de Mar, La Manga ou Palma de Maiorca. Juro que fico preocupada e envergonhada pela imagem triste que passam do nosso escalão etário.

3. Hemograma

Não, não é nenhum teste que nos mostra se somos emos ou não! Da última vez que tentei doar sangue, fui rejeitada como dadora porque tinha os níveis de hemoglobina baixos, apesar de a médica ter dito que eu não estou anémica. Como eu sou uma pessoa bastante preocupada com a minha saúde e com tendência para a hipocondria, exigi à minha médica que me passasse um hemograma, pois não percebo como é que isto aconteceu e quero resolver o assunto. Amanhã, lá vou eu levantar o resultado do exame.

4. Reciclagem

Mal de uns, bem de outros. Sou o tipo de pessoa que podemos etiquetar com um letreiro gigante na testa a dizer “ferro-velho”, porque guardo tudo e nunca deito nada fora. Quero com isto dizer que sou o tipo de pessoa que não tem vergonha nenhuma de recolher alguma “relíquia” que encontre no lugar dos monos, ao pé do ecoponto. No sábado passado encontrei uma pilha enorme de livros ainda em condições de serem lidos ao lado do papelão e fiz a minha selecção: ainda ganhei meia dúzia de livros! O belo do namorado, que estava comigo a passear o canídeo, fez caretas e ficou envergonhado. Ah, magano! Quero com isto pedir às pessoas que não deitem o que pode ser útil a outras pessoas nos contentores, deixem as coisas acomodadinhas ao lado dos contentores! Ah, e não tenham vergonha de recolher algo que não está estragado e que pode dar jeito! Acreditem, já encontrei uma máquina de costura funcional e um candeeiro de pau preto em óptimo estado de conservação no sítio dos monos!

5. Exames 

Faltam praticamente dois meses para os Exames Nacionais e eu nem sei por onde me agarrar, visto que tenho quatro exames, muita matéria para estudar e pouco tempo para actuar!

6. Part-time 

Alguém me arranja um em Julho? Um em que eu não esteja a recibos verdes? Por favor, na área de Lisboa! Não sou esquisita e sei descascar batatas e lavar a loiça!

E é tudo por agora, dêem às vossas pessoas umas belas férias da Páscoa!

8 comments on “Coisas Aleatórias”

  1. Brigada pelo elogio flor!!

    Acho que dos olhos não é, porque não faz 1 ano que me consultei, atualmente estou usando lentes do grau certo. Acho que é um resfriado que não virou gripe ainda. Um resfriado beeeem chatinho.

    Bjos, brigada pelo carinho!

    Segunda-feira, Março 30, 2009 9:12:00 PM

  2. va la os meus colegas tb nao quiseram ir pra loret por isso fomos pra andorra o ano passado e digo-te foi mt bem gasto o €.
    deitar livros fora é crime ou menos doavam pra uma biblioteca, às vezes o lixos dos outros é o tesouro de alguns.

    beijinho**

    Segunda-feira, Março 30, 2009 9:13:00 PM

  3. Melhoras pra vc! =/
    Sou desprendida com minhas roupas. Se não uso mais, dou para outra pessoa que precise. Só guardo algo que não uso, se tiver valor sentimental. Ah, e adoroo sorvete (gelado). Hahaha.

    Terça-feira, Março 31, 2009 4:42:00 AM

  4. Em relação ao hemograma se te disseram que tinhas os valores de hemoglobina baixos para ser dadora mas não estás com anemia agora repetiste o exame só para confirmar o valor? O melhor é teres cuidado com a alimentação e comeres alimentos ricos em ferro. Sempre melhoras o valor 🙂

    Sábado, Abril 04, 2009 3:11:00 PM

  5. Hahahaha, gostei muito de ler. Aliás, achei a parte do "ferro-velho" mais interessante ainda. Mas vc é artista, né? deve pegar e transformar tudinho! te desejo mais sorte em tudo, inclusive, nas provas que terá que passar. Bjs

    Segunda-feira, Março 30, 2009 4:38:00 PM

  6. Meu Deus! Hoje sinto-me realizada! Encontrei alguém com a mesma opinião que eu quanto às viagens de finalistas! Já ando a chatear os meus colegas, a ver se para o ano vamos para um lugar decente! Até o Gerês é melhor que Lloret! (btw, viste aquela reportagem, que montes de autocarros foram apanhados com haxixe? AHAH!)

    Concordo também, plenamente, quanto à reciclagem e aos exames!

    Beijos**

    Segunda-feira, Março 30, 2009 8:14:00 PM

  7. Da última vez que fui dar sangue (seria a 4ª) também não dei… hemoglobina a 12, como disse a sra. enfermeira "isso chega para ti, não chega é para dares para os outros". Enfim…
    Depois a minha mãe fez um filme a dizer que eu estava anémica e não me alimentava como deve de ser. Não estava nada.
    Mas é preciso ter cuidado com essas coisas, e como diz a Helena força aí nos alimentos com ferro: espinafres, bróculos, couves… (bah! – para os espinafres e as couves), e a maioria dos legumes verdes escuros. 😉
    kiss*

    Terça-feira, Abril 28, 2009 4:57:00 PM

Deixar uma resposta