bolinhos

Hoje trago-vos a minha receita dos tão aguardados e desejados bolinhos de manteiga que preparei e que fizeram sucesso, pois cá em casa querem que repita a dose e os bolinhos foram todos devorados no próprio dia. Aviso que é preciso ter atenção às medidas, porque não as controlei, foi tudo a olho!

Ingredientes

  • Margarina (2 barras de 100g, marcadas na embalagem)
  • 1 ovo e uma gema
  • Açúcar (+- 15 colheres de sopa)
  • Fermento (uma colher de chá)
  • Essência de baunilha (uma colher de chá)
  • Leite (umas 5 ou 6 colheres de sopa)
  • Farinha de trigo (eu fui metendo e mexendo até ter massa boa para mexer com as mãos sem colar!)

Preparação

Derreta a margarina e junte num recipiente com o açúcar. Bata até ficar uma pasta fofinha.
Junte o ovo e a gema com a baunilha à pasta de margarina e açúcar e bata de novo.
Junte o fermento e alguma farinha e o leite, vá batendo. Cuidado com a farinha: vá adicionando em pequenas quantidades e mexendo sempre com a colher de pau, até ficar com a textura semelhante à da massa do pão.
Estenda com o rolo da massa e corte com forminhas a gosto. Disponha num tabuleiro de ir ao forno bem untado com margarina.
Leve ao forno até ver que estão preparados, como na imagem acima.

bolinhos2

Cobertura (opcional)

Achei que os biscoitos ficavam muito simples e, então, decidi que não lhes ficava mal uma cobertura jeitosa de chocolate e glacé.

Chocolate

Derreta 150g de chocolate com meia colher de sopa de margarina em banho maria e está pronto a usar. Passado algum tempo, o chocolate seca e fica rijo de novo.

Glacé

Junte aproximadamente uma colher de chá de margarina derretida com uma colher de sopa de leite quente e mexa. Vá adicionando açúcar em pó (icing sugar) e mexendo até obter a textura adequada. Se quiser, pode adicionar corante alimentar. Tal como o chocolate, ao fim de algum tempo o glacé seca e enrijece.

Pode guardar os biscoitos, após arreferecem e secarem, por alguns dias.

Et voilá!

5 comments on “Bolinhos de Manteiga”

Deixar uma resposta