Batons feitos em casa a partir de lápis de cera. Ficaram tão pasmad@s quanto eu, não foi? Pois é, foi o que apanhei algures na Internet e realmente funciona. Aliás, se forem ver a lista de ingredientes dos vossos batons, de certeza que vão encontrar cera e pigmentos de cor. Quem tiver por aí dos mais antigos (e quando falo em antigo é material com mais de 20 ou 30 anos), até pode conferir que o cheiro é quase o mesmo que o dos lápis de cera!

Ficaram tentad@s a experimentar? Ora, vamos precisar de:

– 2 ou 3 lápis de cera não-tóxicos, tipo Crayola, das cores que quiserem (esta é uma boa maneira de obter batons daquelas cores estranhas que nunca encontramos!)
– 1 vela de cera de abelha a 100%, sem cor nem cheiro
– Cerca de 3 colheres de sopa de óleo de bebé ou óleo de coco (ou outro da mesma família que prefiram)
– 1 embalagem de plástico daquelas herméticas
– 1 martelo
– 1 copo de vidro resistente ao calor
– 1 panela
– 1 vareta de vidro
– Essência de baunilha, ou outra da vossa preferência, das que se usam na cozinha (é opcional e, se usarem, é uma pinguinha de nada!)
– 1 frasquinho pequenino ou uma embalagem de batom vazia (podem aproveitar as embalagens dos batons que já gastaram, devidamente limpas!)

E vamos fazer assim:

1. Retirem o papelinho dos lápis de cera. Partam-nos em bocados pequenos e coloquem-nos na embalagem de plástico. Fechem-na e partam os lápis em pedaços ainda mais pequenos com o martelo.
2. Misturem os bocados de lápis de cera com o óleo e com um bocado de cerca de 2cm de vela e metam tudo no copo de vidro. Levem ao lume em banho-maria, no mínimo do fogão. De vez em quando, vão mexendo com a vareta de vidro para ficar tudo uniforme.
3. Quanto a mistura estiver derretida (atenção para não deixar ferver), tira-se do lume e deixa-se arrefecer por um ou dois minutos.
4. Depois, vão verter para o vosso frasquinho ou embalagem de batom, cuidadosamente, e vão esperar pelo menos quinze minutos para que o vosso novo batom arrefeça como deve ser, destapado! Passado esse tempo, até podem pôr no frigorífico para ajudar. Depois, tapem o frasco ou a embalagem, e aí têm o vosso batom único e personalizado!

Dito isto, ficam a saber que a Guida vai ter batons de todas as cores estranhas que possam imaginar. Quero desesperadamente um batom laranja, um roxo e um menta!

22 comments on “Batons Caseiros

  1. As coisas que descobrimos… quem diria que com lapis de cera chegariamos a batons..eheh
    Sim guida são amostras e devem lá durar bastante tempo sim! experimenta a comprar lá no the body needs, não te arrependes 🙂

  2. Marisa: Os meus lápis e batons antigos da Mary Quant, com coisa de 40 anos, cheiram a lápis de cera, facto! Com uma agravante, é que como são velhos já fazem irritação na pele, e estes batons não porque são novinhos e ainda não degradaram nem têm bicharada, e devem durar um bom tempo! Já fiz um vermelho e saiu bem!

    A ver se mando vir pigmentos, sim! Há um outro site que conheço, mas que os pigmentos vêm em saquinhos, com cores liiiindas! Oh, e não sei se a Lime Crime tem, mas amava que sim, tem os pigmentos mais lindos do mundo!

    Beijinho

  3. ai, se eu tivesse paciência para isso tudo… Santa Guida! 😛 Achei bastante interessante a forma de serem feitos e os 'ingredientes' usados! Bjs

  4. Inês: A Feira dos Tecidos fica na Rua do Ouro, bem pertinho dos Armazéns do Chiado!

    Patrícia: Até é um processo rápido, faz-se é alguma badalhoquice no copo, é forrar a bancada… E sim, é bastante fácil encontrar os ingredientes 😀

    Beijinho

  5. Zica: Ó homem, não gozes! Há quem entenda realmente do assunto, eu desenrasco as coisas à minha maneira, eu sei que às vezes parece estapafúrdio mas funciona mesmo!

    Depois conta-me o que é que a senhora consegue fazer 😛 LOL

    Espero ter cá um vídeo do processo daqui por uns dias!

    Beijinho

  6. Guida, eu tenho que te dar os parabéns, porque só tu para dares conselhos destes. Acho que ninguém percebe mais de beleza e de dicas para beleza do que tu. Ainda hei-de mostrar isto à patroa para ela fazer uns batons.

  7. :O Não acetito… ha ha ha… acho que os meus velhinhos lapis de cera vão ficar lindos na minha boquinha… ha ha vou experimentar. :p

    Descobres com cada coisa… 😀

Deixar uma resposta