Amor
Up (2009): Ellie e Carl

Apesar de as 28 Perguntas e Respostas Sobre Amor não terem de ficar escritas pela ordem de escolha, que não vão ficar, hoje decidi manter-me dessa forma. Assim sendo, a pergunta de hoje é:

Acreditas que a idade é apenas um número?

Em primeiro lugar, é preciso ter em conta que pode existir uma grande diferença entre a idade que consta dos registos existenciais de uma pessoa e a sua “idade do espírito”. Acredito que há idades para tudo, mas que nunca é tarde para desafios. Não há uma idade limite para deixarmos de amar. No entanto, não acredito que possa haver muita maturidade, por exemplo, num pré-adolescente.

Amor
Lolita (1997): Humbert Humbert e Dolores Haze (Lolita)

Se analisar a questão na perspectiva da diferença de idades que pode existir entre um casal, meus amigos e minhas amigas, tenham lá paciência mas tenho as minhas dúvidas. É claro que há excepções e penso que existe uma certa subjectividade naquilo a que se pode chamar uma grande diferença de idades. Uma diferença de cerca de 10 anos parece-me razoável agora que tenho (quase) 23 anos. Há cerca de cinco anos atrás, com 18 anos, uma pessoa de 28 anos seria abominável. A idade é um factor vago. Não acredito que uma relação entre uma pessoa de 20 anos e outra de 50 anos, ou até mais, se baseie no amor. Por norma, as pessoas de diferentes idades têm gostos, ambições e necessidades muito diferentes. À parte disso, conheço histórias muito bonitas como a de uma amiga minha que tem 20 anos e cujo namorado tem 30 e muitos.

Penso que, acima de tudo, é uma questão de preferências e, eventualmente, culturas. Os meus avós eram ambos 1 ano mais velhos que as minhas avós. A minha mãe é quase 5 anos mais velha que o meu pai, e não tem mal nenhum. Eu já tive companheiros substancialmente mais velhos, da mesma idade e algo mais novos (desde que sejam maiores de idade, não há chatices!).

Não me imagino num relacionamento com alguém muito, muito mais velho ou muito mais novo do que eu.

Amor
Imagem de origem desconhecida.

2 comments on “As Idades do Amor”

  1. Concordo contigo na parte em que idades diferentes teem ambições e gostos diferentes, mas sei de casos (apesar de bem mais velhos) em que a senhora tem 75 e o senhor 50 e ali há amor (visto o dinheiro nao se por) mas aqui está… mentalidades diferentes que apesar das idades serem grandes, teem os dois a mesma mentalidade, ela é nova nova de personalidade e forma de estar. Mas mais novos, sim por norma ou é algo muito diferente ou vai dar cócó mais cedo ou mais tarde.

    http://www.joanaredecotoviomakeup.blogspot.com

  2. Olá,

    Não podia de comentar este post, pois eu acredito no amor independente da diferença de idades.
    Comecei a namorar para o meu marido tinha eu 17 e ele 36.
    Hoje 13 anos depois e 2 filhas, o nosso amor continua firme.
    Se foi fácil? Não, não foi, mas quando se ama os problemas vão se ultrapassando e adaptando.

    Bjs,
    Cristina

Deixar uma resposta