Imagem retirada da Chikara

Sofrer uma mastectomia não é sinónimo de termos que nos esconder e deixar de gostar de nós. Eu sei que é difícil haver aceitação, mas faz-me aflição ver pessoas amigas/conhecidas deixarem de gostar de si porque pensam que a sua beleza foi arrancada toda de uma vez e que não há volta a dar.

Nos dias que correm, a medicina já deu um grande pulo e investe-se muito na prevenção do cancro da mama, e para além disso há tratamentos muito eficazes que tornam possível evitar a remoção dos tecidos da mama, e quando isso tem que acontecer, há várias coisas que podem ser feitas.

O médico dará a opinião de qual será o melhor caminho a tomar, e por vezes pode ser feita a reconstrução da mama.

E quando isso não pode acontecer, por motivos de saúde ou questões económicas? O importante é ter calma e lembrar-se que a vida não acaba! Não é a primeira pessoa a passar por esta fase tão dolorosa e penosa, e se tantas mulheres deram a volta à situação, por que é que haveria agora uma excepção? Pesquise na Internet e vai ver as montanhas de testemunhos que surgem.

É claro que é necessário ter outros cuidados, mas quantas não são as pessoas que até parece que renascem e ficam mais bonitas ainda do que antes do cancro?
Pode ser difícil aceitar que o seu parceiro olhe para si, mas aqueles que nos amam, amam-nos em qualquer circunstância e aceitam-nos e ajudam-nos a dar a volta por cima! Cabe-nos a nós interiorizar e adaptarmo-nos a uma nova realidade.

Para além de todos os cuidados que os doentes oncológicos devem ter durante os tratamentos e por aí fora, a mulher mastectomizada deve ter em conta que, no caso de ter a mama muito grande, o peso da mesma pode causar problemas na coluna e desequilíbrios, pelo que será boa ideia investir num sutiã especial para estes casos.
No caso de dar para os evitar, há roupas lindas que podemos fazer ou escolher nas lojas, e mesmo
marcas especializadas que fazem roupa adequada e que faz com que não se note sequer que foi retirada uma mama!
Exemplo disso é a Chikara, que tem coisas lindas e em breve até terá lingerie e fatos de banho! A roupa pode até ser usada por todas as mulheres, e este tipo de roupa é espectacular não só para mulheres mastectomizadas como para quem tem maminhas assimétricas. Vasculhem nas lojas do costume, há peças do género destas!

Para completar, as mulheres são lindas de mais para ficarem fechadas em casa! Todas, sem excepção, devem ter direito a passear e a ter uma vida normal. Eu disse sem excepção! A mastectomia não impede ninguém sequer de trabalhar, desde que com os devidos cuidados que o médico indicar.

Seja feliz e mostre a beleza toda que tem! A mastectomia não torna ninguém aberrante e só se é uma aberração quando se transparece tal.

Tem dúvidas? Consulte a Laço!

12 comments on “A Mastectomia Não é uma Ordem de Clausura nem de Feiura!

  1. Felizmente não conheço nenhum caso perto de mim… e por acaso esse é uma das coisas que me assusta muitissimo. Ando sempre a olhar por a boa saúde das minhas =)

    Beijinho*

  2. Patrícia: Livra, eu também! Principalmente porque houve antepassados com cancros, não na mama, mas convém ter atenção para resolver tudo da melhor maneira se acontecer ^^

    Beijinho

  3. Gostei muito deste teu post! Acho que este é um tema a que nós mulheres nos devemos ligar e apoiar.
    Julgo que realmente deve ser muito complicado de enfrentar e superar,mas as mulheres são uma força poderosa e conseguem arranjar forças onde mais ninguém consegue!
    Depois de superada a doença há que enfrentar o dia-a-dia com a cabeça erguida e com espírito de vencedora!

    xoxo
    cindy

  4. Obrigado pelo Post, apesar de não sofrer de cancro, (nem se trata de cancro de mama), mas tenho um membro na familia com cancro em fase tratamento e um amigo também
    e falar deste assunto é bom, há que deixar de ver estas pessoas como coitadinhas e dar-lhes muita força…e muita força para as mulheres que passam por isto, mas a vida vale mais,

    e Guida visite-me(http://4kids.blogs.sapo.pt/1619.html) só para ver o que já tenho no quarto
    beijinhos

  5. Meire: Eu não, mas pôr-me linda ia ajudar, de certeza! ^^ Quando nos achamos lindas, os outros reparam nisso e também acham que o somos!

    Palavras perdidas: Exacto, é seguir para frente! Com coitadices, por muito que doa, não se vai a lado nenhum! Bem, dei uma olhada no post e pareceu-me bem, quero ver o que falta para ficar tudo nos conformes! 😀 Mas amanhã respondo com mais calma ^^

    MakeUp Atelier: É bem verdade! É a sociedade que repara e cochicha e é a pessoa afectada que muitas vezes não consegue andar para a frente com medo dos outros. Mas nós temos é que nos valorizar e tratar de nós, não é o fim! Primeiro nós, depois o resto. Preconceitos no lixo, por favor! ^^

    Beijinho

  6. Acho lindo teres feito este post, Guida! Não consigo imaginar como será ser mastectomizada mas já assisti a uma mastectomia e, como mulher, foi bastante forte para mim. É fantastico existir uma marca que faça roupas destas. A camisola que está na foto é super gira! 🙂 Claro que o mais importante é a pessoa aceitar-se como é, seja ela como for. E claro que mts mts das mulheres mastectomizadas têm indicação para reconstrução mamária 🙂

  7. Cat: Bolas, deve ter sido bem pesado : Principalmente para quem sofre do mal. Mas as mulheres gostam de ser bonitas e de se sentirem bonitas, estas marcas ajudam (oh, até servem para o resto das pessoas!), quando não há ordem de reconstrução ou até a mesma ser feita 😛

    Beijinho

  8. Guida este teu post torna o teeu blog ainda mais interessante. Admirável a tua capacidade de ler e escrever sobre diversos assuntos. Tão jovem e tão experiente. Parabéns!

Deixar uma resposta