IMG_4761

Hoje a Guida teve o grande privilégio de conhecer o Sadi Consati. Ainda não sabem quem é? O Sadi é maquilhador e consultor estratégico d’O Boticário e é o grande impulsionador/criador da linha Intense! Se derem uma vista de olhos no Youtube, Google e afins vão ver que é mesmo pró no que diz respeito à maquilhagem. Até tem um blogue aqui!

Como é que a coisa se deu, Guida, por quê tu? – perguntam vocês. Foi tudo fruto de muita insistência e lata canina. Soube que o grande Sadi vinha cá e não podia deixá-lo ir embora sem termos uma conversinha: foi mensagens e comentários pelas redes sociais fora, uns emails aqui e ali e como no fim da brincadeira ainda acharam piada à minha iniciativa e vontade de o conhecer, lá me deram esta oportunidade. Ainda não há fotos do evento, mas assim que as tiver, deixo-as cá.
Vejam a quantidade de coisas maravilhosas que vão chegar às lojas!
Vejam a quantidade de coisas maravilhosas que vão chegar às lojas!

O Sadi é uma pessoa espectacular, super acessível e humilde, recebeu-me com um abraço e nunca, em momento algum, desvalorizou as minhas dúvidas e questões. Fiquei a par de todas as coisas boas da linha Intense que vão chegar a’O Boticário em breve, tive direito a uma maquilhagem linda com muitos truques interessantes, pois o Sadi foi sempre explicando tudo o que ia fazendo e deu-me bastante espaço para dúvidas e sugestões. Deixei tudo ao critério dele, e foi mesmo o melhor que podia ter feito, Resumindo, amei.

Começámos assim, de cara lavada.
Começámos assim, de cara lavada.
Para que ninguém ficasse triste, encarreguei-me de colocar algumas questões (umas minhas, outras da malta amiga da je) que podem ser úteis, às quais o Sadi respondeu prontamente:
Sadi com as mãos na massa.
Sadi com as mãos na massa.
Guida: Para começar, qual o segredo para uma boa pele?
Sadi: Esfoliar. A limpeza e a hidratação são muito importantes, mas esfoliar a pele com alguma frequência ajuda a eliminar as células mortas e a deixar a pele mais lisa e uniforme, o que assegura uma maquilhagem mais bonita e natural.
G: Qual a característica que gosta mais de evidenciar numa mulher?
S: Esta é uma questão à qual não consigo dar uma resposta universal! Cada mulher tem as suas particularidades e as suas diferenças, os seus pontos a destacar, e para além disso tudo depende da minha inspiração e vontade, e também do tipo de maquilhagem que estou a realizar.
G: Maquilhagem colorida no dia-a-dia: sim ou não?
S: Por que não? Tudo depende dos gostos e do humor da pessoa, mas se quer ousar, ouse!
G: E olhos e boca carregados, são compatíveis?
S: Com conta, peso e medida, tudo é possível. É claro que depende da personalidade da pessoa, porque se não se sente bem com batom vermelho ou olhos carregados, nem uma coisa, nem outra. Cada mulher deve usar aquilo com que se sente melhor e que condiz consigo. Por outro lado, o quotidiano pode exigir algo mais neutro e se usamos maquilhagem carregada nos olhos, os lábios passam despercebidos e vice-versa. Mas numa ocasião que permita “abusar”, por que não?
G: Vamos falar da aplicação. É viável usar pincéis de artes ou outros fins na maquilhagem?
S: Eu sou super apologista do uso de pincéis, tenho 180 na minha colecção. Se a pessoa encontrar pincéis para os fins pretendidos, é viável. Há que ter atenção à dureza das cerdas pois é complicado, por exemplo, encontrar um pincel espatulado para a base tão macio quanto os que encontramos nas lojas de cosmética. Já os pincéis chanfrados/biselados de delinear, ou mesmo os pincéis super fininhos utilizados para o mesmo efeito, são difíceis de encontrar nas linhas de maquilhagem. Vale tudo!
G: Agora para o Verão, que tendências de maquilhagem andam no ar?
S: Pelo que tenho visto, usam-se muito os batons vermelhos, laranja, coral, o blush de contorno… A pele quer-se luminosa e saudável (reforço a importância de ter uma pele limpa e cuidada), voltou o brilho labial e os esfumados nos olhos com cores como castanho, cinza e grafite estão em alta. Para as mais ousadas, também andam aí umas “nuances” de neon!
G: E quem tem sardas/sinais no rosto? Deve esconder ou tirar proveito?
S: A menos que se trate de alguma ocasião especial que justifique maquilhagem mais pesada e de grande cobertura, no dia-a-dia seria insustentável esconder. Então, o melhor será optarem por bases leves que não cubram as sardas e sinais. Pessoalmente, acho as sardas bastante bonitas e conheço até quem use produtos para as destacar! De qualquer forma, quem não quer dar destaque a estes pormenores deve evitar o uso de produtos iluminadores.
G: Para as noivas, há alguma cor a evitar?
S: Não há cores a evitar! A questão é, será que a cor condiz com o dia? Será que a noiva quererá dar o destaque à maquilhagem e que esta ressalte em todas as fotografias? É certo que as noivas são o centro das atenções no seu casamento, mas será que o querem ser pela sua maquilhagem? Algo a evitar será o uso excessivo de iluminadores, pois com
o sol e os flashes das fotografias estes irão aparecer e podem fazer com que a pessoa pareça envelhecida.
G: Hoje em dia, os homens começam a dar importância à sua aparência. Se eles quiserem usar maquilhagem, por que caminho devem optar?
S: Sem dúvida, devem optar pela maquilhagem correctiva. Deve ser tudo bem leve, corrigir as olheiras e espinhas de forma natural, com um corrector da tonalidade da sua pele. Quem quiser, também pode usar base desde que esta seja bastante leve. Esta linha Intense é maravilhosa, pois quando a formulei também pensei em mim! O corrector compacto é super simples de usar, mesmo com o dedo, e a base tem uma textura fina e é leve, óptimos até para o homem que se quer maquilhar. Basicamente e para quem quer começar, é isto.
G: Se tiver de escolher dois ou três produtos, quais são os essenciais que a mulher deve aplicar antes de sair de casa?
S: Só três? Complicado, se pudessem ser mais, a lista não acabava! Então… Para mim, o essencial passaria por rímel, blush e batom. São o mínimo dos mínimos, mas já fazem a diferença.
G: Para terminar, que cursos e lugares aconselha a quem queira enveredar pelo mundo da maquilhagem?
S: Sem limites geográficos, se a pessoa puder investir, eu gosto de Nova York. Estive lá recentemente, gostei e recomendo. Existe a MUD, que é óptima, também já tive amigos que frequentaram e recomendam. Para quem estuda maquilhagem, marcas como a Make Up For Ever ou a MAC (MAC Pro) também têm bons workshops.
IMG_4752-horz
Muito obrigada, Boticário e Sadi, pela excelente tarde que me proporcionaram!

Amanhã há mais.P.S. – Fotos no ar!

11 comments on “A Guida Conheceu o Sadi Consati”

  1. apesar de visitar o teu blog muitas vezes, e de gostar muito dele.. tenho uma critica a fazer: fazes posts muito grandes! eu não consigo ler metade… depois o tipo de letra tmb nao ajuda nada :s
    enfim, podias fazer mais posts, com menos conteudo, só 🙂
    beijinhos, inês*

  2. Até que enfim que vem mais coisas dessa linha!!! Ando a perguntar nas lojas há meses!!!!
    É que do Boticário nunca me responderam aos emails…
    :/ hummpff…

    boa entrevista guida 😉

Deixar uma resposta