Pontapés Bebé Gravidez factos curiosidades family blog baby gestação gestante
Imagem de origem desconhecida.

Aquelas coisas incógnitas que só percebemos quando as vivenciamos.

Estando eu a meio do sexto mês de gestação, já passei por alguns altos e baixos neste grande mistério da concepção.

Entre as vivências próprias, as leituras e o que se ouve dizer, há aquelas verdades e mentiras que pairam no ar. Como devem calcular (tendo em conta a minha área de formação académica), já sabia muitas informações sobre o fenómeno da gravidez.

Sabem que mais? Afinal, não sabia nada.

É mesmo tudo novo. Na minha perspectiva, há 10 factos (alguns podem ser bizarros!) que têm de conhecer sobre a Gravidez:

  1. Não há duas gestações iguais, é a verdade mais verdadinha que podem descobrir. Podem ler o que quiserem, ouvir quem quiserem, que mesmo assim vão existir experiências únicas relatadas por todas as grávidas.
  2. Assim sendo, nem todas as grávidas têm enjoos. Eu não tive, nem tenho. Pelo contrário, tive sempre imensa fome. Só não consigo comer tanto de cada vez.
  3. Os apetites estranhos acontecem mesmo. Esqueçam aqueles cravings da treta que conheciam, possivelmente associados à TPM. Vão mesmo ter apetites surreais, a horas estranhas, por coisas (coisas, não necessariamente alimentos) ainda mais bizarras.
  4. Por falar em apetites, a libido aumenta. As grávidas podem sentir-se cansadas e algo desgastadas, podem haver oscilações de desejo, mas… Quando a chama acende, acende. Não tem mal (a menos que haja alguma condição clínica que o contradiga). Há hormonas aos saltos, estamos mais atraentes (a pele está linda e maravilhosa e ainda por cima estamos mais curvy and sexy com mamonas em crescimento!) e… Olhem, é de aproveitar.
  5. O cabelo cresce mais rápido. E as unhas também. E ficam mais resistentes. Tem sido um festim, este segundo trimestre, com várias pessoas a quererem saber qual é o segredo para o cabelo crescer tanto em tão pouco tempo.
  6. Ah, voltando aos apetites, o paladar muda. Juro! Eu, que já nem era grande fã de doces, agora estou pior porque tudo me parece ainda mais doce. Mil vezes mais doce. E o que já era intragável, tornou-se ainda mais intragável. Como o ananás, que ainda por cima pica a boca toda. Blhec!
  7. Pontapés Bebé Gravidez factos curiosidades family blog baby gestação gestanteO peso também muda, de forma diferente em cada grávida. E nem sempre é fácil/possível controlar as oscilações. Eu, por exemplo, aumentei logo 5kg ao início e há quase 10 semanas que mantenho o mesmo peso. Não como mais do que antes e tento comer de forma mais saudável. Em caso de dúvida, nada como consultar um nutricionista.
  8. O padrão de eliminação muda completamente e vão emitir gases, muitos gases. Esqueçam o que conheciam das vossas idas à casa de banho antes da gravidez. Podem ficar completamente obstipadas, também podem cair no extremo oposto… Uma coisa é certa: vão ser afrontadas pela miséria dos gases. E vão fazer muito, muito xixi e não vale a pena aguentarem-se e contorcerem-se em longas esperas porque só faz mal.
  9. Falei do peito lá atrás? As mamas crescem muito, ficam doridas e com auréolas e mamilos super escurecidos. Podem ficar sensíveis ao toque, de tal forma que até fazem hematoma. Com um bocadinho de sorte (ou não), algures pelas 20 semanas começarão a ter mamilos pegajosos. Diz que é colostro, é normal e é uma pequena, mínima, microscópica amostra do que se espera que seja a produção de leite quando o bebé nascer.
  10. A depilação torna-se numa odisseia, e vão aparecer pêlos em sítios que não lembram ao diabo. Na barriga, ao redor das auréolas das maminhas, eles podem e vão aparecer só para vos chatear. Não se incomodem muito, que na maior parte dos casos não é nada dramático, é normal e depois passa. O pior é mesmo quererem depilar os sítios do costume (até porque os métodos mais eficazes podem estar contra-indicados) e não verem nada do que estão a fazer, ou nem se conseguirem mexer devidamente.

Pontapés Bebé Gravidez factos curiosidades family blog baby gestação gestante

Por ora, é isto. Acreditem que vos vou manter a par das descobertas à medida que forem acontecendo. Ah, e não se assustem, há coisas muito estranhas na gravidez mas o balanço global é totalmente positivo!

11 comments on “10 Factos da Gravidez”

    • Se não for com humor, não sei como alguém sobrevive a coisas destas com a sua sanidade mental preservada. A sério 😛 Muito respeito às mães todas de todo o mundo! Beijinhos

  1. Identifico-me com quase tudo. 🙂
    Só não tive desejos estranhos. Apeteceu-me muito gelados e alguns doces mas daqueles de que já gostava antes de engravidar.
    Por outro lado, fiquei com menos pelos. Quase não preciso fazer a depilação. 🙂

    • Ai, quem me dera! Pode ser que a seguir seja surpreendida. Do que já gostava, também me apetecem coisas “normais”. Babo pelo gelado de manteiga de amendoim da Ben & Jerry’s, ainda por cima acho que neste momento está em promoção. Vou correr por ele! Beijinhos
      .

  2. Facto numero 11: Choramos por tudo e por nada! Com uma musica, com um elogio ou com uma remarca… tudo é bom para largar uma lagrima. Nunca chorei tanto na minha vida como nos ultimos seis meses 😉

  3. Adorei o ponto 4 hahaha xD como deves calcular as maminhas a crescer para algumas pode ser um big problem kkkk
    Agora no ponto 5… sim tens toda a razão e comprovo pela segunda vez… e por experiência do primeiro digo que também vai cair cabelo, em certas situações em força, mais tarde, no outono diz qualquer coisa sim?
    Beijinhos!!!

    • Para algumas? Para todas 😛 Que isto é muito lindo de se ver, mas pesa. A minha mãe diz que não teve queda de cabelo. Eu, se tiver, não sei se faz muita diferença – a não ser no ralo da banheira. É esperar para ver! Beijinhos

Deixar uma resposta